nº 5 / 2023

Masterclasses 2023 no IFUSP!

Tradicional programa de extensão da área de Física de Partículas é realizado há mais de dez anos no IFUSP e desenvolve uma programação especial para alunos do ensino básico interessados em Física.

Highlights from ALICE

Seminário DFNC com o Dr. Kai Schweda (GSI/ Alemanha, ALICE)

07/03, 3ª feira, 14h. Ed. Principal, Auditório César Lattes.

International Workshop on "Clustering Aspects in Nuclei and Reactions"

Interessados podem se registrar na página do evento, onde já se encontra a lista de palestrantes confirmados. Destacamos, na organização, a participação dos pesquisadores Valdir Guimarães e Kelly Cezaretto Pires, do IFUSP.

• 13 a 17/03, diversos horários. Auditório Adma Jafet, IFUSP.

II Encontro de Mulheres na Ciência
IPEN | Evento reúne nomes da luta pela igualdade de gênero em diferentes áreas do conhecimento em uma rica programação. O IFUSP também estará representado: alunas do Instituto realizarão uma apresentação de realidade virtual na manhã do dia 10.

• 09 e 10/03, 09h às 17h. Centro de Ensino do IPEN.

Ciência de Dados Sociais com Linguagem de Programação {Python e R}
UFSCAR | Oferecido em formato remoto, o curso pode ser acompanhado sincronamente ou de maneira assíncrona e contará com plantão permanente de dúvidas. Curso pago.

• Maio a agosto/23. Online.

Curso de Verão na Suécia
Linköping University | Entre 17 e 23/03 estarão abertas as inscrições na USP para vaga na Linköping University Summer Academy. A nomeação pela USP garantirá a isenção de taxas acadêmicas aos alunos aceitos. Não há oferta de bolsa vinculada a esta seleção.

• 03 a 28/07. Linköping, Suécia.

Estimativa da densidade de impurezas de carbono e carga efetiva no tokamak TCABR
MAYARA YUMI IKEDA | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores José Helder F. Severo (Orientador) - IFUSP, Maria Lúcia P. Silva - EPUSP e Fellype dos Santos - UNESP.

• ATUALIZAÇÃO (em 06/03): DATA CANCELADA. Aguarde novas informações.

Aspectos de complexidade em teoria quântica de campos e holografia
FELIPE SOARES SÁ | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Diego Trancanelli (Orientador) - IFUSP, Victor O. Rivelles - IFUSP, Bertha María C. Melgar - EEL USP, Dmitry Melnikov - UFRN e Alberto Tomas F. Ugalde - UNAB (Chile).

• 09/03, 5ª feira, 14h. Videoconferência. Contate bancasif@usp.br.

Teoremas de singularidade e condições de energia
RODRIGO DE AZEREDO ORSELLI | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores João C. A. Barata (Orientador) - IFUSP, Claudio Gorodski - IME USP e André Gustavo S. Landulfo - UFABC

• 10/03, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, Auditório Giuseppe Occhialini.

Desenvolvimento de simulações de detetores de nêutrons baseados em estruturas GEM
RENAN FELIX DOS SANTOS | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores Marcelo G. Munhoz (Orientador) - IFUSP, Sandro F. de Souza - UERJ e Carmen Cecília Bueno - IPEN.

• 10/03, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, Sala 2006.

Nova chamada para Escolas São Paulo de Ciência Avançada
FAPESP | Serão selecionadas até cinco escolas, com início a partir de março de 2024. Submissões serão recebidas até 2 de maio pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe).

Confira as vagas mais recentes e CLIQUE AQUI para mais informações.

Vagas no IFUSP
•  6 CONCURSOS DOCENTES com inscrições abertas | Acesse AQUI os editais
• PÓS-DOC / Física de Altas Energias | HEPIC
• DIV. CIENTÍFICA / Física de Altas Energias | HEPIC