nº 15 / 2023

Aldo Craievich foi um dos pioneiros no uso da luz síncrotron no Brasil

Matéria da Revista Pesquisa FAPESP publica obituário com a história do pesquisador do IFUSP falecido no último dia 24.

Relatório SciVal | Pós-Graduação do IFUSP

A Reitoria disponibilizou dados de produção científica dos Programas de Pós-Graduação da Universidade por meio do preparo de relatórios realizados a partir da ferramenta analítica SciVal/Elsevier.

I Semana de Saúde Mental da USP

A programação inclui a realização de um seminário e um evento artístico-cultural, ambos tendo como tema as relações da pandemia com a nossa saúde mental, além de várias rodas de conversa e outras atividades programadas para promover uma semana de cuidado coletivo com a saúde mental na universidade.

• 15 à 19/05, Diversos locais nos campi. Confira a programação.

Programa USP Coração de Mãe

A partir de agora, gestantes não contempladas pela Resolução 7043 de 17/03/15 e vinculadas a um membro da comunidade USP podem contar com o HU. O programa cobre consultas pré-natal, parto e retorno de puerpério.

Estudantes de pós-graduação podem concorrer a auxílios de permanência estudantil

É a primeira vez que o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil oferecerá o benefício também para os estudantes da pós-graduação

■ COLÓQUIO

Radiando Excelência: o Papel Indispensável dos Físicos Médicos nos Hospitais

O Colóquio desta semana recebe a Drª Izabella Barreto, da Florida University, física médica que já nutre parcerias e colaborações com o Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica do IFUSP.

• 18/05, 5ª feira, 16h. Auditório Abrahão de Moraes.

■ AGENDA IFUSP

Molecular dynamics simulation of bulk heterojunction morphologies

Seminário do Grupo de Física Molecular e Modelagem (FGE) com o doutorando Rafael Bicudo Ribeiro.

• 12/05, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2061.

Are we there yet?

Colóquio do Depto de Física Matemática com o Prof. Oscar Éboli.

• 16/05, 3ª feira, 17h. Ed. Principal, sala Jayme Tiomno.

A aprendizagem da pesquisa no PPG Interunidades em Ensino de Ciências da USP: relato de uma experiência

Seminários Gerais de Ensino de Ciências com o Prof. Sergio de Mello Arruda (UEL)

• 16/05, 3ª feira, 16h. Auditório Adma Jafet, com transmissão ao vivo.

[Cancelado] Searching for entanglement entropy in high-energy nuclear physics

[EDIT 15/05] Evento adiado. Em breve novas informações.
LQMEC Synergy com Eliana Marroquin, mestranda HEPIC / IFUSP.

19/05, 6ª feira, 15h. Ed. Principal, Aud. Gleb Wataghin.

■ EVENTOS e CURSOS

Dia Internacional da Luz | Centro de Lasers e Aplicações do IPEN/USP

A programação inclui palestras curtas ministradas por orientadores e pesquisadores do Centro de Lasers e Aplicações que abordarão temas relacionados à luz e suas aplicações em diversas áreas do conhecimento. Participantes poderão visitar os laboratórios do centro.

• 16/05, 3ª feira, 15h. IPEN, Cidade Universitária.

6ª Escola de Pesquisadores do Campus USP de São Carlos

O evento tem o objetivo de desenvolver, aprimorar e consolidar as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e aplicada, em temas ousados e de grande impacto, ensinando a trabalhar no estado-da-arte.

• 23 a 25/05. Evento online e gratuito.

School on Quantum Chaos

A escola é destinada a pós-graduandos e pós-doutorandos. A 1ª parte fornecerá uma pesquisa do caos quântico de um e muitos corpos e aplicações baseadas na teoria de matrizes aleatórias e na abordagem semiclássica. A 2ª parte da escola se concentrará nos aspectos atuais da pesquisa no contexto do caos quântico de muitos corpos. Inscrições abertas até 11/06.

• 21/08 a 01/09. Evento gratuito no IFT - UNESP, São Paulo.

SPACE | Sábados de introdução à Pesquisa para Adolescentes em Ciências Espaciais

Curso de introdução às Ciências Espaciais destinado a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Entende-se por ciências espaciais a Astronomia, Astrofísica, Aeronomia e Geofísica Espacial, bem como implicações de eventos geofísicos na sociedade. Inscrições abertas até 02/06.

• 26 de Agosto e 02 de Setembro de 2023

Desenvolvimento de técnicas de aprendizado de máquina e inteligência artificial no estudo de caquexia relacionada ao câncer

NATASHA FIORETTO AGUERO | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Alexandre Suaide (Orientador) - IFUSP, Elisabeth Yoshimura - IFUSP, Marilia Seelaender - FMUSP, Amauri Paula - UFC e Gustavo Dalpian - UFABC

• 15/05, 2ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

■ OPORTUNIDADES

Ingresso para Mestrado e Doutorado na Universidade Estadual de Maringá

O Programa de Pós-Graduação em Física da UEM divulga os editais para ingresso no segundo semestre. Inscrições de 1º/06 a 15/06.

Vagas no IFUSP
• IC / Plasma de Quarks e Glúons | HEPIC
• IC / Fenômenos Quânticos | LQMEC
• DIV. CIENTÍFICA / Física de Altas Energias | HEPIC
• MESTRADO ou DD / Membranas Lipídicas | IFUSP

Outras vagas recentes
• CONCURSO / Professor Ensino Básico | Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
• DOUT. DIRETO / Física Estatística / Teoria da Matéria Condensada | ICTP-SAIFR / IFT-Unesp
• ESTÁGIO | IFF International Flavors & Fragrances Inc.
• ESTÁGIO / Data Science | Deutsche Bank

Cientistas usam técnica pioneira para identificar vapor de água na atmosfera

JORNAL DA USP | 05/05
Repercussão do trabalho do doutorando Elion Hack, orientado pelo pesquisador Alexandre Correia.