nº 10 / 2023

CEFISMA | Nosso Construir, Nosso Estatuto

A gestão do CEFISMA vem convocar a participação dos esudantes para a reformulação de seu Estatuto..

• Diversas datas do calendário estudantil. Acesse link para conferir.

Ensino de Química - alguns aspectos da construção da área

Seminários Gerais de Ensino de Ciências com a Profª Maria Eunice Ribeiro Marcondes (IQ USP)

• 11/04, 3ª feira, 16h. Auditório Adma Jafet, com transmissão ao vivo.

Thermalization at the femtoscale seen in high-energy Pb+Pb collisions

Seminário do DFMA com o Prof. Matt Luzum (FMA / IFUSP)

• 11/04, 3ª feira, 17h. Ed. Principal, sala Jayme Tiomno.

Condensed Matter at Sirius, the new Brazilian Synchrotron Source

LQMEC Synergy com Prof. Narcizo Marques de Souza Neto (LNLS/CNPEM)

• 14/04, 6ª feira, 15h. Ed. Principal, Aud. Gleb Wataghin.

Hydrogen embrittlement in Beta titanium alloys

Palestra da Rede Latino Americana de Física da Matéria Condensada e Ciência de Materiais (LAFMAT) com o Dr. Julio Gonzáles (Shanghai Jiaotong University)

• 08/04, sábado, 10h30. Online via GMeet.

Os Terremotos da Turquia de 2023: Geometria das Rupturas e Tectônica de Placas

IAG USP | Por Dentro da Geofísica com o Prof. Marcelo Sousa de Assumpção

• 11/04, 3ª feira, 12h. IAG, Bloco G, Aud. Prof. Dr. Paulo Benevides Soares com transmissão ao vivo.

Oportunidades de mobilidade e cooperação científica Brasil-Europa

PRIP USP | Evento apresentará as principais fontes de financiamento para a mobilidade de pesquisadores e o desenvolvimento de projetos científicos entre o Brasil e a Europa. Conta com a participação de 8 países membros e da iniciativa Euraxess no Brasil, que apresentará o programa Horizon Europe. Inscrições abertas.

• 12/04, 4ª feira, 09h. Sala do Conselho Universitário.

Inteligência Artificial com C4AI e IBM

AUSPIN | Fala Inovação com Claudio Pinhanez (C4AI - USP/IBM/FAPESP), Fábio Gagliardi Cozman - C4AI e POLI USP, Luiz Henrique Catalani, AUSPIN.

• 12/04, 4ª feira, 14h. Online pelo YouTube.

XIV Escola do CBPF

A Escola será realizada em formato híbrido. O evento retorna ao formato presencial e a novidade de um módulo extra de cursos remotos com transmissão ao vivo. Serão três módulos: Cursos (presenciais e remotos), PROFCEM (Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio) e Física para Todos. Haverá também exposição de posters.

• 17 a 28/07. CBPF, Rio de Janeiro.

2023 Perimeter-SAIFR Journeys into Theoretical Physics

One-week school for outstanding undergraduate students from Latin America in their last year of studies. The best students at the school will be invited to a join international masters program including one year at ICTP-SAIFR and one year at Perimeter Scholars International (PSI) program in Waterloo. Application deadline: May 10, 2023

• 17 a 23/07. IFT UNESP, São Paulo.

II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência - EBDC

Com o tema “Ciência, comunicação e política: motores de mudança na sociedade”, o evento é organizado pelo Blogs de Ciência da Unicamp, e o Instituto Principia. As submissões para apresentação de trabalhos se iniciam em 15/05 e as inscrições para vagas remanescentes em 17/07.

• 08 a 10/09. Instituto Principia, São Paulo.

Análise de dados fotométricos obtidos através do aprendizado de máquina e da K-d Tree

AMANDA FARIAS DOS SANTOS | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores Elcio Abdalla (Orientador) - IFUSP, Claudia Lucia M. de Oliveira - IAG USP, Carlos Alexandre Wuensche de Souza - INPE.

• 11/04, 3ª feira, 14h. Ed. Principal, Sala 2006.

Modelos de transporte e susceptibilidades em AdS/CFT com termo topológico

CAIO LUIZ TIEDT | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Victor de O. Rivelles (Orientador) - IFUSP, Dmitry Melnikov - UFRN, Nathan J. Berkovits - UNESP, Andrey Yuryevich Mikhaylov - UNESP, Francisco Rojas Trugillo - Universidad Adolfo Ibáñez.

• 13/04, 5ª feira, 14h15. Ed. Principal, Sala 2006.

FAPESP lança nova chamada do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas
O novo edital PPPP apoiará projetos com duração de 12 a 48 meses e com orçamento anual máximo de R$ 350 mil (bolsas solicitadas como item orçamentário não estão incluídas no valor total permitido por ano). As propostas podem ser enviadas até 15 de julho, pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe).

Confira as vagas mais recentes e CLIQUE AQUI para mais informações.

.
Vagas no IFUSP

• ESTÁGIO / Divulgação em Física
• PÓS-DOC / Ciências Atmosféricas | IF e RCGI