nº 6 / 2023

Recepção aos Calouros 2023

Chegou a hora! A Comissão de Graduação organizou uma programação especial para receber nossos ingressantes. Estejam todos convidados para comparecer e interagir com a nova turma.

• 13 a 17/03, diversos horários. Confira os locais das atividades no site.

Pesquisador Paulo Artaxo será coordenador do novo Centro de Estudos Amazônia Sustentável

Centro é ligado à reitoria e terá atuação multidisciplinar. Seu principal propósito é a produção da ciência necessária para o desenvolvimento sustentável da região, para mitigar mudanças climáticas e melhorar padrões e condições de vida da população. Outros três centros de estudo criados contemplam os temas "Oncologia de Precisão", "Agricultura Tropical" e "Estudos de Carbono".

Revista Balbúrdia #5

Publicação criada e coordenada por discentes do Programa de Pós-Graduação Interunidades USP, a Balbúrdia lança seu 5º número. Nesta edição, destacamos a homenagem ao Professor João Zanetic e a entrevista com Sônia Guajajara, atual Ministra dos Povos Indígenas do Brasil.

O Show de Física está de volta!

A coordenação do projeto comunica, com grande satisfação, o retorno das atividades de 2023 do Show de Física. A primeira visita, recebida em 07/03, foi do Colégio Dinâmico. Relatos dos visitantes e monitores afirmam que foi "simplesmente entusiasmante".

International Workshop on "Clustering Aspects in Nuclei and Reactions"

O evento se inicia na segunda feira às 09h, se estendendo até a tarde de 6ª feira. Destacamos, na organização, a participação dos pesquisadores Valdir Guimarães e Kelly Cezaretto Pires, do IFUSP. Acesse a programação para mais detalhes.

• 13 a 17/03, diversos horários. Auditório Adma Jafet, IFUSP.

Teoremas de singularidade e condições de energia
RODRIGO DE AZEREDO ORSELLI | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores João C. A. Barata (Orientador) - IFUSP, Claudio Gorodski - IME USP e André Gustavo S. Landulfo - UFABC

• 10/03, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, Auditório Giuseppe Occhialini.

Desenvolvimento de simulações de detetores de nêutrons baseados em estruturas GEM
RENAN FELIX DOS SANTOS | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores Marcelo G. Munhoz (Orientador) - IFUSP, Sandro F. de Souza - UERJ e Carmen Cecília Bueno - IPEN.

• 10/03, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, Sala 2006.

Estabilidade de anéis de vórtice em Condensados de Bose-Einstein
RAPHAEL WICTKY SALLATI | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores Arnaldo Gammal (Orientador) - IFUSP, Monica A. C. Santarelli - IFSC USP, Lauro Tomio - UNESP.
Comissão J

• 13/03, 2ª feira, 14h. Ed. Principal, Sala 2006.

Ofereça atividades no Encontro USP-Escola
PRCEU USP | O tradicional programa de extensão está com as inscrições abertas para o oferecimento de cursos, palestras e oficinas na edição de Julho de 2023. Inscreva sua atividade até 24/3.

Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Nanotecnologia
COPPE/UFRJ | Estão sendo oferecidas 20 vagas para o Mestrado e 20 vagas para o Doutorado. Inscrições abertas até 13/03. As inscrições serão realizadas exclusivamente via digital, por meio do envio dos documentos para o endereço de e-mail processoseletivo@pent.coppe.ufrj.br

Confira as vagas mais recentes e CLIQUE AQUI para mais informações.

Vagas no IFUSP

• PÓS-DOC / Física da Matéria Condensada
• PÓS-DOC / Física de Altas Energias | HEPIC
• DIV. CIENTÍFICA / Física de Altas Energias | HEPIC
• BOLSAS DTC (Desenvolvimento Tecnológico) / Comp. Quântica Aplicada a Materiais | Grupo SAMPA
• IC / Computação Quântica Aplicada a Materiais | Grupo SAMPA
• 5 CONCURSOS DOCENTES com inscrições abertas | Acesse AQUI os editais.

Outras vagas recentes
• PESQUISADOR / Técnicas síncrotron em condições termodinâmicas extremas | EMA / SIRIUS - LNLS
• ESTÁGIO / Física Aplicada | RAD Dimenstein
• PÓS-DOC / Astrofísica | IAG