nº 2 / 2023

Probing magnetism with X-rays

LQMEC Synergy com o Dr. Julio Criginski Cezar / Sabiá Beamline, LNLS.

• 17/02, 6ª feira, 15h. Ed. Principal, Auditório Giuseppe Occhialini.

Jorge André Swieca Summer School of Quantum and Nonlinear Optics
Sociedade Brasileira de Física | Evento orientado a pós-graduandos em física ou áreas afins que tenham interesse em óptica e lasers. Último dia para se inscrever! (Evento pago)

• 06 a 11/03. UFPR, Curitiba

Educação em Ciências/Física na infância
Sociedade Brasileira de Física | Minicurso com carga total de 10 horas. Inscrições abertas até 03/03. (Curso pago)

• 14/03 a 11/04, 3ªs feiras, 16h.

São Paulo Advanced School on Multi-Messenger Astrophysics
Instituto Principia | O evento tem como público-alvo estudantes de Pós-Graduação de Física, Astronomia e áreas afins. Inscrições abertas até 17/03.
Do IFUSP, destacamos a participação do Prof. Raul Abramo como coordenador, e dos pesquisadores Ivone Albuquerque, Enrico Bertuzzo e Edivaldo M. Santos, membros do comitê organizador.

• 29/05 a 07/06. Instituto Principia, São Paulo.

Informação integrada e medidas de complexidade para sistemas desordenados
OTÁVIO CÍSTOLO CITTON | Mestrado. Comissão Julgadora: Prof. Nestor Caticha (Orientador) - IFUSP, Prof. Renato Vicente - IME, Prof. Juan Pablo Neirotti - Aston.

• 10/02, 6ª feira, 09h. Ed. Principal, sala 2006.

O grupo de renormalização fermiônico via decomposições contínuas de escala: o Método Majorante e o modelo tipo-Ising hierárquico
WILHELM KROSCHINSKY | Doutorado. Comissão Julgadora: Prof. Domingos H. U. Marchetti (Supervisor) - IFUSP, Prof. Nestor F. Caticha - IFUSP, Prof. Paulo Domingos Cordaro - IME USP, Profª Maria Eulália Vares - UFRJ, Prof. David C. Brydges - UBC.

• 10/02, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Nanofolhas do tipo diamante 2D funcionalizadas: propriedades físicas e potencial de aplicação em baterias de íons de metais alcalinos (Li, Na, K)
BRUNO BUENO IPAVES NASCIMENTO | Douturado. Comissão Julgadora: Profª Lucy C. Assali (Orientadora) - IFUSP, Prof. Luiz Tadeu F. Eleno - EEL USP, Prof. Filipe C. D. A. Lima - IFSP, Profª Lara Kühl Teles - ITA, Prof. Gustavo M. Dalpian - UFABC.

• 16/02, 5ª feira, 14h. Ed. Principal, Aud. Gleb Wataghin.

Indicação Harvey Prize Awards 2022-2023

As indicações deverão ser encaminhadas pelo Diretor em conformidade com sugestão/recomendação da Comissão de Pesquisa. O prazo de entrega para a CPQI é té 17/02, sexta-feira.

Chamada em ecologia, de apoio a jovens cientistas negros e indígenas

FAPERJ - Serrapilheira | candidatos selecionados irão receber uma bolsa mensal de R$ 8 mil, além de até R$ 700 mil para o financiamento da pesquisa durante três anos, renováveis por mais dois anos. Inscrições abertas até 21/03.

Prorrogação de prazo de inscrição aos Prêmios da Sociedade Brasileira de Física

Foram prorrogados, até dia 24/02/2023, os prazos para indicação de nomes para os prêmios oferecidos pela SBF, incluindo o Prêmio Carolina Nemes, Prêmio Ernesto Hamburger, Prêmio José Leite Lopes, e Prêmio Anselmo Salles Paschoa.

Cursinhos populares da USP abrem inscrições para professores voluntários

Pelo menos nove cursinhos populares ligados à Universidade estão com inscrições abertas para professores voluntários que estejam estudando ou já estejam formados em disciplinas escolares.

Confira as vagas mais recentes e CLIQUE AQUI para mais informações.

Vagas no IFUSP
•  8 CONCURSOS DOCENTES | Acesse os editais abertos.

Outras vagas recentes
• DOCENTE SUBSTITUTO / Ensino Sup. Física | Universidade Federal de Alfenas
• PÓS-DOC / Física Nuclear e Relatividade Geral | EEL USP
• CONCURSO DOCENTE / Biofísica Molecular e Celular | FCFRP USP / Dpto. Ciências BioMoleculares