2022 - Boletim #36

Boas Festas do IFUSP!

O Boletim se despede de 2022! Nessa última edição, confira o cartão de Natal do Instituto de Física.

Curso de Verão do IFUSP, de 06 a 10/02 - Últimas vagas!

O Curso de Verão busca o aprimoramento da cultura geral em física do estudante de graduação e início de pós-graduação e visa auxiliar na sua escolha de área de atuação. O evento recebe inscrições até 31/12. Há possibilidade de pleitear hospedagem e alimentação: verifique as condições e a programação completa.

• 06 a 10/02/23. Instituto de Física USP, Auditório Abrahão de Moraes. Cid. Universitária, São Paulo.

É hoje! Natal Solidário da USP

Chico César, Osusp e Ocam se apresentarão no “Natal Solidário da USP” e o evento arrecadará alimentos não perecíveis e brinquedos novos para doação a comunidades do Butantã.

• 16/12, 6ª feira, 16h. CEPEUSP, Cid. Universitária.

Probing emerging excitations in solids with Resonant Inelastic X-ray Scattering (RIXS)
LQMEC Synergy com o Prof. Tulio Costa Rizuti da Rocha (Ipê Beamline, LNLS)

• 16/12, 6ª feira, 15h. Ed. Principal, Auditório Giuseppe Ochialini.

Transições de colapso do efeito Kondo e tendências de separação de fases em metais de férmions pesados com flutuações de valência
Seminário do DFMT com o Dr. Pedro M. Cônsoli, TU Dresden.

• 19/12, 2ª feira, 10h30. [Híbrido] Ed. Alessandro Volta (Bloco C) - Sala de Seminários José Roberto Leite. Ou via Zoom, ID 834 9179 6657, senha 336985.

Brazilian School and Workshop on Statistical Mechanics
O evento será composto de três minicursos e um workshop nas áreas de física estatística e matéria condensada. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 8 de janeiro, por formulário on-line. Valor de R$ 150 para professores e pós-doutorandos e R$ 50 para estudantes.

• 23 a 28/01. Instituto de Física de São Carlos, USP. São Carlos, SP.

Quantum Technologies for São Paulo, Brazil, and Latin America
O objetivo deste workshop é marcar a conclusão e o lançamento de um Roteiro para Tecnologias Quânticas em São Paulo, mas também atingindo o Brasil e a América Latina. Acreditamos que nosso estado, país e região reúnem condições para abrigar muitos players ativos na produção de Quantum Technologies. Inscrições abertas até 15/01.

• 30/01 a 16/02. Instituto Principia, São Paulo.

School on Light and Cold Atoms
ICTP SAFIR & IFT UNESP | A escola tem como objetivo formar estudantes de doutoramento, pós-doutoramento e mestrandos de destaque em física da ótica e átomos frios, introduzindo-os no básico e familiarizando-os com aplicações em tecnologias modernas. Pelo IFUSP, destacamos a participação do Prof. Marcelo Martinelli. Inscrições até 25/12.

• 19 a 22/03. Instituto Principia, São Paulo.

Workshop on Low Dimensional Quantum Gases
ICTP & Principia | O evento contará com palestras e apresentação de posters. Workshop é gratuito e receberá inscrições até 01/02. Pelo IFUSP, destacamos a participação do Prof. Arnaldo Gammal na organização e palestra do Prof. Antonio Piza.

• 19 a 22/03. Instituto Principia, São Paulo.

Save the Date! CBFM 2023
A 27ª edição do Congresso Brasileiro de Física Médica já está confirmada! Ocorrerá em junho, na cidade de São Pedro - SP.

• 12 a 15/06. São Pedro/SP, Hotel Fonte Colina Verde.

29th IAEA Fusion Energy Conference
O evento visa fornecer um fórum para a discussão de questões-chave de física e tecnologia, bem como conceitos inovadores de relevância direta para o uso da fusão nuclear como uma futura fonte de energia.

• 16 a 21/10/23. Londres, Reino Unido.

As oportunidades para Agência e Práticas Epistêmicas em Sequências Didáticas baseadas no Ensino de Ciências por Investigação
DÉBORA CLAUDINO CARLOS | Mestrado em Ensino de Ciências. Comissão Julgadora: Profª Maíra Batistoni e Silva - Orientadora (IB-USP), Profª Maria Nizete de Azevedo (UNIFESP), Profª Luciana Sedano de Souza (UESC).

• 20/12, 3ª feira, 14h30. Ed. Principal, Auditório Giuseppe Occhialini.

Teacher / Staff Mobility to Department of Physics Uppsala University

Via Erasmus+ International Credit Mobility (ICM). 1 grant: 10 days + 2 travel days. All visits have to take place by June 30, 2023.

Mestrado Acadêmico Multidisciplinar em Física Aplicada na UFRJ

O processo seletivo para o primeiro semestre de 2023 está com inscrições abertas até 03/02.

Confira as vagas mais recentes no mural. Clique aqui para mais informações.

• IC / Serviço de Gestão de Rejeitos Radioativos | Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/USP)
• MONITORIA / Física: Ensino Fundamental II e Médio | FT Reforço Escolar
• PESQUISA / Projeto sobre energia fotovoltaica | Instituto de Química da Unicamp + CTI Renato Archer
• PROFESSOR DE FÍSICA / Ensino Médio | Colégio Pitágoras