2022 - Boletim #33

ILUM, Escola de Ciência imersa no CNPEM

Neste Colóquio, o pesquisador Adalberto Fazzio apresentará a "Ilum Escola de Ciência", uma faculdade vinculada ao Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), que conta com um curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia.

01/12, 5ª feira, 16h. [Híbrido] Auditório Abrahão de Moraes, com transmissão ao vivo.

Caracterização biofísica e estrutural da toxina esfoliativa E de S. aureus

Seminário do INCT/GFCx com Angela Rocio Niño Santisteban
• 02/12, 6ª feira, 13h. [Online via Zoom] Reunião 876 0622 9709 | SENHA: 545451

15ºC é quente ou frio?

Física para Curiosos (IFGW) com a Profª Fanny Béron
• 25/11, 6ª feira, 19h. [Híbrido] Auditório do IFGW (Unicamp), com transmissão ao vivo.

Imaging of positronium atoms in humans using modular J-PET scanner

Webinar UNIFESP com Pawel Moskal, do Instituto de Física da Jagiellonian University (Polônia)
• 29/11, 3ª feira, 11h. [Online] pelo canal da ProPGPq Unifesp.

Dark Boson as a New Force Carrier

Webinar UNIFESP com Prof. Beyhan Bastin do Grand Accélérateur National d'Ions Lourds (França)
• 06/12, 3ª feira, 11h. [Online] pelo canal da ProPGPq Unifesp.

Curso Introdutório de Divulgação Científica

Oferecido pela Liga Acadêmica de Divulgação Científica Virgínia Schall (ICB USP), é gratuito e aberto para toda comunidade USP. Inscrições abertas até 28/11.
• 07 e 08/12, 18h. ICB USP, Edifício ICB-IV.

Núcleo TUSP apresenta "Galileu"

Começa essa semana! Baseado no texto de Bertolt Brecht "A Vida de Galileu", escrito nos anos 30, o espetáculo marca o retorno das ações presenciais do Núcleo TUSP. As apresentações são gratuitas, com ingressos distribuídos na bilheteria 1 hora antes do evento.
•25/11 a 18/12. TUSP | Rua Maria Antônia 294, Vila Buarque.

22º Encontro USP Escola

Última chance para se inscrever no tradicional programa de extensão da USP, com cursos e atividades gratuitas para formação continuada de professores da educação básica. Inscrições abertas até 30/11.
• 09 a 13/01/23. FFLCH USP.

Unificação conceitual: uma proposta epistemológica para a Biologia

ERIC CAMPOS VIEIRA DE CASTRO | Mestrado em Ensino de Ciências. Comissão Julgadora: Maria Elena I. Malachias - Orientadora (EACH - USP), Prof. Herbert G. Silva (UFBA), Prof. Marcelo C. Carneiro (UNESP).
•25/11, 6ª feira, 14h. Contate cpgi@if.usp.br

Práticas escolares de educação em redução de riscos e desastres socioambientais

PATRICIA MIE MATSUO | Doutorado em Ensino de Ciências. Comissão Julgadora: Profª Rosana L. F. Silva - Orientadora (IB-USP), Profª Maria de Fátima G. V. Castro (UC), Profª Carla Juscélia O. Souza (UFSJ), Profª Rachel Trajber (CEMADEN), Prof. Pedro Roberto Jacobi (FE-USP).
• 28/11, 2ª feira, 08h. Contate cpgi@if.usp.br

Investigando as propriedades quânticas do campo no oscilador paramétrico ótico baseado em átomos de rubídio

ALVARO MONTAÑA GUERRERO | Doutorado. Comissão Julgadora: Prof. Marcelo Martinelli (Orientador) - IFUSP, Prof. Nestor F. Caticha - IFUSP, Prof. Diogo O. S. Pinto - IFSC USP, Prof. Gabriel Horácio Aguilar - UFRJ, Prof. Pablo L. Saldanha - UFMG.
• 30/11, 4ª feira, 09h. Ed. Principal, sala 2006.

Seleção de Mérito de Docentes

O objeto do Edital é a seleção de 63 propostas de solitação de claros docentes que, por seleção de mérito, serão distribuídas às Unidades de Ensino e Pesquisa. Os cargos serão distribuídos em processo competitivo, mediante análise das propostas enviadas pelas Unidades. Prazo de envio para proposta à Diretoria/ATTAC IFUSP: 13/02/23.

Intercâmbio de Mestrado para University of Groningen (Países Baixos)

Entre 24/11 e 21/12, ficarão abertas as inscrições para o Edital 1645 / 2022 – Erasmus+ Ação-chave 1 – University of Groningen, Países Baixos (Mestrado). Serão oferecidas até 06 (seis) vagas de intercâmbio, com concessão de bolsa.

Confira as vagas mais recentes no mural. Clique aqui para mais informações.

Abertas no IF
• CONCURSO DOCENTE / Áreas: Teoria Quântica de Campos ou Teoria de Cordas, Física Nuclear Experimental de Baixas Energias e Física experimental de Matéria Mole
• IC + DOUTORADO DIRETO / Condensed Matter Theory
• MESTRADO / Física de Materiais