2022 - Boletim #32

Brasil x Sérvia

Em razão do jogo do Brasil, no dia 24/11 não haverá Colóquio.
Para quem optar permanecer no Instituto, será possível assistir ao jogo no Grêmio de Funcionários, no auditório Abrahão de Moraes ou na lanchonete.

■ AGENDA IFUSP

Versão hierárquica do modelo N-vectorial ferromagnético e seu limite esférico N→∞ : Propriedades de Lee-Yang e implicações

Colóquio do DFMA com o Prof. Domingos Marchetti (IFUSP)
• 21/11, 2ª feira, 17h. Ed. Principal, Sala Jayme Tiomno.

Visita do Presidente da Embrapii à USP | Dr. José Luis Gordon

A PRPI e a AUSPIN convida a todos para uma conversa com o Dr. José Luis Gordon, Presidente da EMBRAPII. A sessão estará aberta a todos os interessados.
• 21/11, 2ª feira, 14h. Sala do Conselho Universitário, Reitoria USP, Cidade Universitária.

VIII Workshop de Cosmologia e Astrofísica

UNIFESP | A programação conta com palestrantes de instituições de todo o país. Destacamos a participação ds pesquisadores do IFUSP, Profs Elcio Abdalla e Edivaldo Moura Santos.
• 21 e 22/11. Evento online e gratuito.

3º Encontro das Pós-Graduação da USP 2022

PRPG USP | Evento terá como tema principal “Os desafios da Pós-graduação em um mundo em transformações”. Outros tópicos previstos são a USP e a Pós-Graduação do Futuro, Políticas Afirmativas e de Inclusão, Oportunidades Profissionais para além da Academia, o Impacto dos ODSs e da Agenda 2030 na Pós-Graduação, entre outros.
•  21 a 23/11. Anfiteatro Camargo Guarnieri e CDI USP, Cidade Universitária.

Seminário Intersecções entre Arte e Ciência

Debates contemporâneos do MAC, com Prof. Andrzej Herczynski (Boston College, EUA), Manoel Veiga (artista), Prof. Heloisa Espada (MAC USP). Evento financiado pela National Science Foundation (EUA) e pelo Isaac Newton Institute for Mathematical Sciences (Reino Unido). Evento com tradução simultânea e emissão de certificado.
• 26/11, sábado, 10h às 16h. Auditório Walter Zanini (MAC USP). Não é necessário inscrição prévia.

Transições de fase em cadeias quânticas de Potts aperiódicas

JOÃO ARMANDO SANDRON GALDINO | Mestrado. Comissão Julgadora: Prof. André Vieira (Orientador) - IFUSP, Prof. José Abel J. Neto - IFSC USP, Prof. Marcus Vinicius S. Bonança - UNICAMP.
•18/11, 6ª feira, 09h. Ed. Principal, sala 2006.

Análise de interações proteicas via SAXS e simulações de Monte Carlo

FERNANDO TAKESHI TANOUYE | Doutorado. Comissão Julgadora: Profª Rosangela Itri (Orientadora) - IFUSP, Prof. Leandro R. S. Barbosa - IFUSP, Prof. Fernando Luis B. Silva - FFCLRP USP, Prof. Luís Fernando M. Franco - UNICAMP, Prof. Vitor B. P. Leite - UNESP.
• 18/11, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Unificação conceitual: uma proposta epistemológica para a Biologia

ERIC CAMPOS VIEIRA DE CASTRO | Mestrado em Ensino de Ciências. Comissão Julgadora: Profª Maria Elena I. Malachias - Orientadora (EACH - USP), Prof. Herbert G. Silva (UFBA), Prof. Marcelo C. Carneiro (UNESP).
• 25/11, 6ª feira, 14h. Contate cpgi@if.usp.br

Concurso para Docente no IFUSP

Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de um cargo de Professor Doutor junto ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, na área de “Teoria Quântica de Campos ou Teoria de Cordas”. Inscrições abertas até 13/02/23.

Edital de Mobilidade de Curta Duração (Docentes)

Edital 1642/2022 Erasmus+ Ação-chave 1 oferece (uma) vaga de intercâmbio de servidor docente, a ser realizado a qualquer tempo entre 27 de fevereiro de 2023 e 09 de junho de 2023, na University of Lodz (Polônia). Inscrições até 01/12.

Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo | Programa 2023

O objetivo é acolher, num princípio de reciprocidade, professores e/ou pesquisadores de instituições francesas numa das universidades estaduais paulistas, bem como professores e/ou pesquisadores dessas universidades nas instituições da parceria na França, por um período de 20 a 45 dias para cada estadia.

Conselho Superior da FAPESP busca candidatos aos cargos de diretor científico e diretor administrativo

Os comitês solicitam que candidatos aos dois cargos se inscrevam entre 15 de dezembro de 2022 e 15 de fevereiro de 2023. Saiba como se candidatar e as exigẽncias de cada um dos cargos disponíveis.

Sirius abre nova chamada para receber propostas de pesquisa

LNLS | Projetos submetidos serão avaliados por mérito científico em condição de duplo anonimato e revisão cruzada por pares. Propostas serão recebidas até 15/12.

Apoio a Projetos de Pesquisa com Iniciativas de Ciência Cidadã

PRPI USP | O valor total disponível é de R$ 300.000,00 e os projetos podem ter duração máxima de 24 meses. As propostas devem ser encaminhadas até 19/12 pelo sistema Atena

Confira as vagas mais recentes no mural. Clique aqui para mais informações.

Abertas no IF
• CONCURSO DOCENTE / Áreas: Teoria Quântica de Campos ou Teoria de Cordas, Física Nuclear Experimental de Baixas Energias e Física experimental de Matéria Mole
• IC + DOUTORADO DIRETO / Condensed Matter Theory
• MESTRADO / Física de Materiais