2022 - Boletim #30

Dia Internacional da Física Médica

.
Celebrado anualmente em 07/11, homenageando o aniversário da cientista Marie Curie, o dia Internacional da Física Médica de 2022 traz como tema "Física Médica para uma Assistência à Saúde Sustentável".

Procurando o invisível: como a matéria escura dá a forma do nosso universo

Neste colóquio, a pesquisadora Elisa Ferreira (IFUSP & Kavli Institute) mostrará evidências da presença da matéria escura no universo, discutirá possíveis explicações para sua natureza e descreverá futuros experimentos que levarão a avanços no entendimento da natureza do setor escuro e nos ajudarão a desvendar a origem dessa misteriosa componente.

10/11, 5ª feira, 16h. [Híbrido] Auditório Abrahão de Moraes, com transmissão ao vivo.

Radiômica

Física para Todos com a Profª Ana Maria Marques (PUC RS)
• 05/11, sábado, 10h30. [Online] pelo canal do IF.

Design e aplicações de nanopartículas

Seminário do INCT / GFCx com o Prof. Koiti Araki (coord. SisNANO-USP, IQ-USP)
• 11/11, 6ª feira, 13h. [Online via Zoom] Reunião 876 0622 9709 | SENHA: 545451

Understanding Human Immunity to SARS-CoV2

USP Lecture com o Prof. Michel Nussenzweig
• 07/11, 2ª feira, 10h. [Híbrido] Sala do CO | Reitoria USP, com transmissão ao vivo. Não é necessário inscrição.

Arqueogenética e a história profunda da humanidade: dos neandertais à peste negra

USP Lecture com o Prof. Johannes Krause
• 08/11, 3ª feira, 09h30. [Híbrido] Aud. István Jancso, Brasiliana, com transmissão ao vivo. Não é necessário inscrição.

Mês da Inovação e Empreendorismo USP

AUSPIN | Série de eventos online e presenciais espalhados pelos campi da Universidade que visam estimular iniciativas empreendedoras e ideias inovadoras.
• 08, 10, 17, 29 e 30/11. [Híbridos]

Biodiversidade vegetal e formação de professores: análise de conhecimentos base em uma licenciatura EaD de Biologia

PALOMA DAMIANA ROSA CRUZ | Mestrado em Ensino de Ciências. Comissão Julgadora: Profª Suzana Ursi - Orientadora (IB-USP), Profª Guadalupe Edilma L. Macedo (UESB), Profª Luciane F. G. Bazetti (CEETEPS).
• 04/11, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, Auditório Marcello Damy.

O Pensamento Crítico no Ensino de Ciências e sua dimensão dialógica na abordagem do ensino por investigação

APARECIDA AMARO DA SILVEIRA | Mestrado em Ensino de Ciências. Comissão Julgadora: Profª Maíra B. Silva - Orientadora (IB-USP), Profª Raquel S. Valois (UFPI), Profª Rena P. O. Silva (UFABC)
• 04/11, 6ª feira, 15h. Contate cpgi@if.usp.br

Nanopartículas magnéticas de ferritas mistas e multicomponentes: preparação, propriedades e possíveis aplicações

VINÍCIUS PENA COTO LIMEIRA | Doutorado. Comissão Julgadora: Prof. Luiz Carlos C. M. Nagamine (Orientador) - IFUSP, Prof. Daniel R. Cornejo - IFUSP, Prof. Laudemir Carlos Varanda - IQSC USP, Prof. Enio Lima Junior - CONICET-Arg, Prof. José Antonio H. Coaquira - UnB
• 07/11, 2ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

6ª chamada pública de apoio à ciência | Instituto Serrapilheira

Serão contemplados até 10 jovens cientistas em início de carreira, com verbas entre 200 mil reais e 700 mil reais distribuídos ao longo de cinco anos. Inscrições até 28 de novembro.

Chamada FAPESP - CONFAP - CNPq - European Research Council (ERC) 2022

Caberá ao pesquisador do Estado de São Paulo contatar o pesquisador principal do projeto financiado pelo ERC para verificar a possibilidade de se juntar à equipe de pesquisa, bem como definir conjuntamente um plano de trabalho e condições relacionadas. Propostas serão recebidas até 15/12.

Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado na UFSC

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC utiliza a nota do EUF. Inscreva-se para o processo seletivo até 18/11 às 17 horas.

Confira as vagas mais recentes no mural. Clique aqui para mais informações.

Abertas no IF
• PÓS-DOC / Física Nuclear Experimental | LAFN / IFUSP
• MESTRADO / Física de Materiais | FMT / IFUSP

Outras