2022 - Boletim #29

Emaranhamento e o Nobel de Física de 2022

O Prof. Marcelo Martinelli, do IFUSP, discutirá as origens da discussão que levou à premiação dos ganhadores do Nobel de Física deste ano, o conceito envolvido na medida proposta por Bell, e as etapas da realização dos experimentos que estabeleceram o emaranhamento como um dos conceitos fundamentais da mecânica quântica.

03/11, 5ª feira, 16h. [Híbrido] Auditório Abrahão de Moraes, com transmissão ao vivo.

Radiômica

Física para Todos com a Profª Ana Maria Marques (PUC RS)
• 05/11, sábado, 10h30. [Online] pelo canal do IF.

■ ARTIGOS RECENTES

Máquinas Brownianas é tema de novo artigo publicado por grupo do IFUSP

Orientado pelo Prof. Carlos Fiore, artigo tem como autor principal o doutorando Fernando F. Silva Filho e acaba de ser publicado na Physical Review E.

II Semana de Física do Inst. Federal de C&T do Ceará

IFCE | O A programação inclui palestras, minicursos e apresentação de trabalhos e oferece certificado de participação.
• 29 a 01/12. Campus IFCE, Fortaleza

O papel do tempo em fenômenos fora do equilíbrio: coarse-graining por transições, transições de fase e máquinas térmicas

PEDRO EDUARDO HARUNARI | Doutorado. Comissão Julgadora: Prof. Carlos Eduardo Fiore dos Santos (Orientador) - IFUSP, Prof. André P. Vieira - IFUSP, Prof. Marcus Vinicius S. Bonança - UNICAMP, Prof. Ronald Dickman - UFMG, Prof. Domingos S. P. Salazar - UFRPE .
• 03/11, 5ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006. (ERRATA | essa data havia sido originalmente publicada como 04/11. O texto foi corrigido.)

Biodiversidade vegetal e formação de professores: análise de conhecimentos base em uma licenciatura EaD de Biologia

PALOMA DAMIANA ROSA CRUZ | Mestrado em Ensino de Ciências. Comissão Julgadora: Profª Suzana Ursi - Orientadora (IB-USP), Profª Guadalupe Edilma L. Macedo (UESB), Profª Luciane F. G. Bazetti (CEETEPS).
• 04/11, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, Auditório Marcello Damy.

O Pensamento Crítico no Ensino de Ciências e sua dimensão dialógica na abordagem do ensino por investigação

APARECIDA AMARO DA SILVEIRA | Mestrado em Ensino de Ciências. Comissão Julgadora: Profª Maíra B. Silva - Orientadora (IB-USP), Profª Raquel S. Valois (UFPI), Profª Rena P. O. Silva (UFABC)
• 04/11, 6ª feira, 15h. Contate cpgi@if.usp.br

Edital de Apoio a Eventos Científicos - 01/2023

PRPI | Recursos para apoiar parcialmente a organização de eventos científicos que discutam temas de pesquisas na fronteira do conhecimento e/ou a implementação de ações de inovação. Valor máximo por proposta: R$ 15.000,00. Os eventos deverão ocorrer entre janeiro e junho de 2023. Pedidos serão recebidos até 16.11 pelo Atena.

Generic Call for Proposals | Chamada FAPESP - ANR

Disponíveis auxílios à Pesquisa colaborativos entre pesquisadores da França e do estado de São Paulo, nos termos de acordo celebrado entre a agência francesa e a FAPESP. O pré-cadastro da proposta colaborativa deve ser feito exclusivamente pelo pesquisador parceiro francês junto à ANR até o dia 7 de novembro de 2022.

Prêmio Ernesto Hamburger

SBF | Os trabalhos serão avaliados levando em consideração a qualidade, relevância e abrangência da contribuição para a área de Divulgação de Ciências Físicas. As inscrições deverão ser enviadas à SBF até 31/12.

Prêmio Carolina Nemes

SBF | O prêmio será outorgado a mulheres físicas em início da carreira cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço da física ou do ensino de física no País. Indicações deverão ser encaminhadas até 31/12.

Mestrado em Engenharia Nuclear no Instituto Militar de Engenharia

Candidatos são elegíveis das diversas áreas de ciências exatas, tais como: Engenharias, Física, Química, Matemática etc. Inscrições abertas de 31/10 a 18/11.

Processo Seletivo para Mestrado em Física e Astronomia 2023 na UTFPR

O Programa tem 10 vagas disponíveis e as inscrições estão abertas até 21/11.

Confira as vagas mais recentes no mural. Clique aqui para mais informações.

Abertas no IF
•  IC e DOUTORADO DIRETO / Condensed Matter Theory
• CONCURSO DOCENTE / Física experimental de Matéria Mole
•  PÓS DOUTORADO / Exotic phonon transport regimes in complex oxides