2022 - Boletim #27

80 anos do Prof. Silvio Salinas

Depoimentos de diversos convidados celebram a vida, a obra acadêmica e as inúmeras contribuições do estimado Professor à ciência.
• 21/10, 6ª feira, 10h. [Híbrido] Auditório Abrahão de Moraes, do IFUSP, com transmissão ao vivo.

Aplicações da técnica Zscan

Seminário do INCT/GFCx com Luana Neres
• 21/10, 6ª feira, 13h. [Online] Zoom: reunião 876 0622 9709, senha 545451.

Collinear nematic phase in the breathing pyrochlore spinel LiGa0.95In0.05Cr4O8

LQMEC Synergy com Dr. Goran Nielsen, do ISIS Pulsed Neutron and Muon Source, STFC Rutherford Appleton Laboratory, UK
•  21/10, 6ª feira, 15h. [Presencial] Ed. Principal, sala 3029.

■ ARTIGOS RECENTES

Embalando e formatando a luz quântica dos átomos

Continuous Variable Entanglement in an Optical Parametric Oscillator Based on a Nondegenerate Four Wave Mixing Process in Hot Alkali Atoms é o artigo do LMCAL que acaba de ser publicado na Physical Review Letters.

Formação de Coordenadores e Facilitadores de Acolhimento

Integra USP | O curso "Fundamentos para o acolhimento no contexto universitário" consiste na formação de discentes e docentes para atuarem no acolhimento de alunos. Terá início no dia 17/10 e realizado de forma 100% assíncrona pelo e-disciplinas.

Webinar University Writing: First Steps

LLAC FFLCH | Suggestions and strategies to deal with your writer-self and increase academic writing productivity.
• 20/10, 5ª feira, 17h30. [Online]

Minicurso em Cosmologia com a Profª Elisa Ferreira (IFUSP)

PG IFUSP | A pesquisadora Elisa Ferreira ministrará o minicurso PGF5385 Early Universe Cosmology. A disciplina é uma introdução à cosmologia do universo primordial e o principal público-alvo são alunos de pós-graduação que estão iniciando seus estudos em cosmologia ou áreas afins à física teórica.
• 17/11 a 06/12. 3ª e 5ª, das 10h às 12h. Presencial no IFUSP.

Formação em Ecologia Quantitativa - 2023

Instituto Serrapilheira | O Programa de Formação em Ecologia Quantitativa oferece um curso intensivo para estudantes que estão iniciando suas trajetórias científicas: imersão nos principais tópicos da ecologia, treinamento em modelagem matemática e métodos computacionais.

Investigação espectroscópica de núcleos leves através do espalhamento ressonante de prótons

JÔNATAS BARRETO RIBEIRO | Mestrado. Comissão Julgadora: Prof. Valdir Guimarães (Orientador) - IFUSP, Prof. Marcelo T. Yamashita - UNESP, Prof. Vinicius Antonio B. Zagatto - UFF.
• 21/10, 6ª feira, 14h. Entre em contato com bancas@if.usp.br

Estudo das flutuações em colisões ultracentrais de íons pesados relativísticos

LINER DE SOUZA SANTOS | Doutorado. Comissão Julgadora: Prof. Matthew William Luzum (Orientador) - IFUSP, Prof. Alexandre A. P. Suaide - IFUSP, Prof. Wei-Liang Qian - EEL USP, Prof. Jun Takahashi - UNICAMP, Prof. Tiago José N. da Silva - UFSC.
• 21/10, 6ª feira, 14h. Entre em contato com bancas@if.usp.br

Pós-Doutorado com bolsa no LQMEC

LQMEC IFUSP | Vaga para atuar no projeto Exotic phonon transport regimes in complex oxides sob a orientação da pesquisadora Valentina Martelli.

Concurso para Professor Doutor na FEP / IFUSP

INCT / GFCx | Estão abertas as inscrições para Concurso Público para Professor Doutor junto ao Grupo de Fluidos Complexos, na área de “Física experimental de Matéria Mole, com ênfase em óptica, e/ou difração e espalhamento de raios X e nêutrons”. Inscrições até 10/01.

Confira as vagas mais recentes no mural. Clique aqui para mais informações.

• PÓS-DOC / Exotic phonon transport regimes in complex oxides | LQMEC IFUSP
• CONCURSO DOCENTE / Física experimental de Matéria Mole | IFUSP / Grupo de Fluidos Complexos

• ESTÁGIO / Pedagógico em Física | via Nube
• ESTÁGIO / Assistente Financeiro | EcoAgro