2022 - Boletim #26

80 anos do Prof. Salinas

O evento contará com diversos depoimentos que celebram a vida, a obra acadêmica e as inúmeras contribuições que o homenageado tem oferecido para a ciência brasileira. Em breve, mais informações sobre a programação. Toda a comunidade do IFUSP está convidada.
• 21/10, 6ª feira, 10h. Auditório Abrahão de Moraes.

Prêmio Nobel de Física 2022

Nosso professor Marcelo Martinelli traz informações e contextualiza a escolha do Nobel de Física 2022, que premiou os pesquisadores Alain Aspect, John F. Clause e Anton Zeilinger, pelos "experimentos com fótons emaranhados, estabelecendo a violação de desigualdades de Bell e inaugurando a ciência da informação quântica”.

eLab Invest: workshop sobre investimentos

eLab FEA | Workshop sobre investimento em startups oferece uma breve imersão no mundo de Venture Capital e do empreendedorismo.
• 15/10, sábado, 09h às 17h30. Centro de Inovação da USP, Cidade Universitária.

Festival de Empreendorismo da USP

NEU USP | O evento contará com grandes nomes do empreendedorismo em mesas redondas inéditas com interação direta dos alunos, além de eventos temáticos sobre investimentos em startups, unicórnios do Brasil, além de empreendedores compartilhando suas trajetórias.
• 22/10, sábado, 09 às 18h. Cidade Universitária.

II SINERG - Seminário Interdisciplinar de Energia

IEE USP | O Seminário objetiva apresentar aos estudantes de pós-graduação e à comunidade científica os projetos de pesquisa desenvolvidos no IEE e em outras unidades da USP e permitir a troca entre diferentes pesquisadores da energia, de maneira a proporcionar o debate interdisciplinar entre os mais diversos temas da área.
• 24 e 25/11, 09 às 14h. Auditório do IEE USP, Cid. Universitária.

V Escola de Física Experimental - EFEx-5

IF UFRJ | A Escola tem como público-alvo alunos de graduação (especialmente os que estão cursando os dois últimos anos) ou de pós-graduação (principalmente mestrandos) de cursos como Física, Física Médica, Nanotecnologia e Engenharia. Inscrições até 5 de novembro.
• 27/02 a 03/03/2023. No IF UFRJ, Cid. Universitária, Rio de Janeiro.

Request for Applications: Small-scale experiments that advance fundamental physics

Gordon and Betty Moore Foundation | The funding is intended to support high-risk and potentially high-return small-scale experimental projects aimed at new ambitious discoveries beyond the current frontier of fundamental physics. Application deadline: 31 October 2022.

Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano

IEA USP | O prêmio tem o objetivo de promover, destacar e reconhecer o trabalho de mulheres que atuam na produção de conhecimento sobre o mar no Brasil, que contribuem para o fortalecimento da participação de mulheres na ciência e inspiram gerações. Pretende-se incentivar a equidade de gênero no avanço de uma ciência justa, equilibrada, criativa e produtiva. Inscrições até 19/10.

Confira as vagas mais recentes no mural. Clique aqui para mais informações.

• PÓS DOC / Experimental Molecular and Quantum Physics | Instituição: University Sorbonne Paris Nord
• CONCURSO PÚBLICO / Docente Ensino Superior | Universidade Federal do Piauí (UFPI)
• CONCURSO PÚBLICO / Professor ETEC | Escola Técnica Estadual de Rio Grande da Serra
• ESTÁGIO / Setor Acadêmico | Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ USP)
• CONCURSO PÚBLICO / Docente - Física Experimental | Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (IF UFG)
• PROCESSO SELETIVO / Físico ou Físico Médico | Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
• RESIDÊNCIA - Física Médica | Governo do Estado de Pernambuco

É hora de reformular sistema de ensino a distância, defendem professores

JORNAL DA UNESP | 30/09

Participação do Prof. Otaviano Helene.

Pesquisas aplicadas à arte beneficiam tanto a ciência quanto a cultura

AGÊNCIA FAPESP | 30/09

Participação da Professora Marcia Rizzutto

Nobel de Física 2022: como o estudo premiado pode levar aos supercomputadores do futuro

ESTADO DE S. PAULO | 30/09

Participação da Profª Barbara Amaral.