2022 - Boletim #25

SIICUSP NO IF

Essa semana começa no IF o Simposío Internacional de Iniciação Científica da USP. Venha assistir às apresenações e prestigiar nossos estudantes! A abertura do evento ocorrerá 03/10, às 08h30, no Auditório Abrahão de Moraes e a programação pode ser conferida AQUI na página da Comissão de Pesquisa.

EUF 2 - 2022

As inscrições para o Exame Unificado de Pós-Graduações em Física estão abertas até 16/10. Além da Pós-Graduação do IFUSP, são mais de 30 programas associados em todo o país.
Prova presencial em 26/10.

Está no ar: a física dos aerossóis atmosféricos

Na próxima semana, temos o prazer de receber a professora Luciana Rizzo, do Lab. de Física Atmosférica, para seu primeiro colóquio como docente no IF. Profª Luciana realiza pesquisas na área de física da atmosfera, investigando processos dinâmicos de poluentes atmosféricos tanto em áreas urbanas como e em áreas naturais. Suas pesquisas na Amazônia investigam as interações entre a biosfera e a atmosfera, a formação de aerossóis secundários, e o impacto das queimadas sobre a floresta e o clima. Em São Paulo, tem investigado o problema da poluição do ar por ozônio e material particulado, e sua relação com a meteorologia, com a vegetação urbana e com a saúde humana.
06/10, 5ª feira, 16h. [Híbrido] Auditório Abrahão de Moraes, do IFUSP, com transmissão ao vivo.

Física Médica e a Saúde da População

Física para Todos com a Profª Elisabeth Yoshimura
• 01/10, sábado, 10h30. [Online] transmissão ao vivo pelo canal do IF.

Diferença de potencial elétrico em membranas biológicas: por que esse assunto assusta tanto estudantes das áreas biológicas?

Seminários Gerais de Ensino de Ciências com o Prof. Fernando Abdulkader (ICB USP)
• 04/10, 3ª feira, 16h. [Híbrido] Auditório Adma Jafet, com participação pelo Zoom. ID 834 1440 6468. Senha 645091

Curso de Comunicação e Escrita Científica

Promovido pela American Chemical Society (ACS), o curso terá como palestrante o Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, docente do IFSC USP. O curso aplica-se a todas as áreas científicas, é online e gratuito. Inscrições abertas.
• 06, 13 e 20/10, 5ªs feiras, 15h. Online.

Estudo de hádrons exóticos com a atualização do experimento ALICE do CERN

LEOPOLDO ABRANCHES DE CARVALHO | Mestrado. Comissão Julgadora: Prof. Marcelo G. Munhoz (Orientador) - IFUSP, Prof. Mauro Rogério Cosentino - UFABC, Prof. Luciano M. Abreu - UFBA.
• 30/09, 6ª feira, 14h. Solicite acesso para bancasif@usp.br

O processo de produção de sequências didáticas na formação inicial de professores de Química a partir das lentes da Teoria da Aprendizagem Expansiva e Teoria da Ação Mediada

ADRIANA DA SILVA POSSO | Doutorado em Ensino de Ciências. Comissão Julgadora: Prof. Marcelo G. Santos - Orientador (FE-USP), Profª Nicole G. Maceno (UDES), Profª Edenia Maria R. Amaral (UFRPE), Profª Ana Luiza de Quadros (UFMG) e Prof. Waldmir N. Araujo Neto (UFRJ)
• 06/10, 5ª feira, 14h. Auditório Cesar Lattes.

Projeto conceitual de um sistema de bobinas RMP para o tokamak TCABR

FELIPE MACHADO SALVADOR | Mestrado. Comissão Julgadora: Prof. Gustavo P. Canal (Orientador) - IFUSP, Prof. Vinícius N. Duarte - PPPL (EUA), Prof. Diego S. de Oliveira - EPFL (Suíça).
• 07/10, 6ª feira, 14h. Solicite acesso para bancasif@usp.br

Seleção de projetos de inovação e trabalhos acadêmicos para a 2ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Ministério da Educação - SETEC | O edital 99/2022 visa selecionar as propostas de trabalhos enviadas pelas instituições de Educação Profissional e Tecnológica aptas a integrarem a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, a ser realizada no período de 28/11 a 04/12. O prazo de inscrição de propostas é 17/10.

Processo Seletivo para os programas de Pós-Graduação do INPE

INPE | Inscrições abertas até 31/10.

Edital - Pesquisa sobre o papel da tecnologia e dos dados na dignidade do morar

ZAP+ | O Zap+ convida pesquisadores e interessados do mundo acadêmico de todo o Brasil para o edital de desenvolvimento de pesquisa sobre o papel da tecnologia e dos dados na dignidade do morar. Será oferecida uma bolsa (cerca de R$ 100 mil) aos selecionados para utilizar na aquisição de materiais necessários para a realização das atividades. Inscrições até 11/11.

Confira as vagas mais recentes no mural. Clique aqui para mais informações.

• IC com BOLSA / Explorar Óxidos Complexos em Condições Extremas | IFUSP / LQMEC
Bolsa PIBIT / Desenvolv. Objetos Simuladores Antropomórficos | Fisica Médica IFUSP
ESTÁGIO / Jump to the future DOW 2023 | Eureca
CONCURSO PÚBLICO / Professor ETEC | Estado de São Paulo
ESTÁGIO / Programa JnJ 2023 | Johnson & Johnson
PÓS-DOC / Física Teórica (várias áreas) | ICTP-SAIFR
PÓS-DOC / Ressonância Magnética Nuclear | Instituto de Química (UNICAMP)
MESTRADO e DOUTORADO / Serviço de Gestão de Rejeitos Radioativos | IPEN
RESIDÊNCIA / Física Médica | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
RESIDÊNCIA / Física Médica | Hospital Erasto Gaertner

A Terra é Redonda (Mesmo) | Dentro da Estrela Brilhante

PIAUÍ Podcast  | 29/09

Participação dos físicos Fernando Morais e Marco Aurélio Franco do Lab. de Física Atmosférica.

Black carbon: Concentração de fuligem na atmosfera tem relação com o uso do solo na Amazonia

JORNAL DA USP | 29/09

Participação dos pesquisadores do Lab. de Física Atmosférica