2022 - Boletim #22

QuBers Journal Club

Novo ciclo de seminários no IF, o “Qubers journal club” propõe encontros a fim de fomentar a computação quântica no IFUSP e atrair pessoas talentosas e proativas para o grupo QuBers. A primeira edição, "Computação reversível: origem da computação quântica", traz como convidado o Prof. José Roberto C. Piqueira, da POLI. Estejam todos convidados.
• 12/09, 2ª feira, 12h30. [Híbrido] Ed. Alessandro Volta, Bloco C, 110 (sala de Seminários DFMT), e ao vivo pelo GMeet.

SIICUSP

Encerram hoje as inscrições para o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. Este ano, o IF retorna ao modelo de apresentações orais dos trabalhos. Acompanhe, em breve, a programação do evento.
• Apresentações de 03 a 07/10.

Os mensageiros mais energéticos do Universo

O Colóquio IFUSP recebe o pesquisador Vitor de Souza, do IFSC. "Astrofísica de Partículas é uma área de pesquisa que toca extremos: partículas elementares e objetos astronômicos, mundo subatômico e escalas cosmológicas, e teorias fundamentais e experimentos sofisticados. Neste seminário, apresentarei mecanismos de geração, os fenômenos de propagação e as técnicas de detecção das partículas mais energéticas do Universo".
 15/09, 5ª feira, 16h. [Híbrido] Auditório Abrahão de Moraes, do IFUSP, com transmissão ao vivo.

Divulgação Científica sobre Mulheres Cientistas e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Seminários Gerais de Ensino de Ciências com a Profª. Camila Silveira da Silva (UFPR)
• 13/09, 3ª feira, 16h. [Híbrido] Auditório Adma Jafet, com transmissão ao vivo.

Magneto-transport and Shubnikov-de Haas oscillations in the layered ternary telluride topological semimetal candidate Ta3SiTe6

Seminário LQMEC Synergy com Dr. Muhammad Naveed (LQMEC-IFUSP)
• 16/09, 6ª feira, 16h. [Presencial] Ed. Principal, Sala 3029.

■ EVENTOS

Gender Equity in Academia: A First Aid Kit

ORIGINS | Ao final do workshop, espera-se que os participantes estejam cientes dos principais desafios enfrentados pelas mulheres em carreira na pesquisa científica e de estratégias eficientes de superação. Que sejam inspirados a assumir uma postura ativa em relação ao assunto. Destacamos a Profª Elisa Ferreira, ligada ao IFUSP, como uma das organizadoras do evento. Inscrições até 13/09.
• 14 a 16/09. [Híbrido] Presencial em Munique, com participação aberta via Zoom.

Workshop on the Nature of Dark Matter

ICTP-SAIFR | O evento cobrirá aspectos interdisciplinares da busca experimental por matéria escura e delineará modelos viáveis, com atenção especial aos modelos que envolvem mecanismos de produção não padrão. Inscrições até domingo, 11/09.
• 02 a 04/11. Instituto Principia, São Paulo.

(Post)Modern Thermodynamics - School + Workshop

A escola cobrirá assuntos de termodinâmica baseados em processos estocásticos. O workshop terá seminários e pôsteres sobre física fora do equilíbrio, termodinâmica estocástica e quântica, matéria ativa, "chemical reaction networks", entre outros. Inscrições até 16/10.
• 05 a 09/12. University of Luxembourg, Luxemburgo.

Ensinando Máquinas a Reconstruir Matéria Escura no LHC (Teaching Machines to determine dark matter in the LHC)

CARLOS HIDEO YAMAGUCHI | Mestrado. Comissão Julgadora: Prof. Alexandre Alves (Orientador) - IFUSP/UNIFESP, Prof. Alex G. Dias - UFABC, Prof. Thiago Rafael F. P. Tomei - UNESP.
• 09.09, 6ª feira, 14h | Ed. Principal, sala 2006.

Programa de Formação em Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa

PRPI USP | Lançado programa de formação para portadores(as) de título de Doutor, sob supervisão de docente USP, com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem como gestores(as) de grandes projetos de pesquisa. No 1º ano, serão destinadas até 15 bolsas. As inscrições devem ser enviadas à PRPI até 31/10, pelo sistema Atena.

Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher

SBPC | Desde 2019, a SBPC atribui um prêmio às cientistas mulheres. Esta 4ª edição se dirige às “Meninas Cientistas” – estudantes do Ensino Médio e da Graduação. Indicações até 31/10.

Confira as vagas abertas no mural. Clique aqui para mais informações.

• PÓS-DOUTORADO / Dinâmica Não Linear | IFUSP
• PROC. SELETIVO / Vários setores - Estágio e vaga efetiva | Stone
• CONCURSO PÚBLICO / Docente | Instituto Federal da Bahia (IFBA)
• CONCURSO PÚBLICO / Prof. de Ciências + Prof. de Física | Prefeitura de São Paulo