2022 - Boletim #21

A Física como Profissão

Comemorando o início da Feira USP e as Profissões deste ano, trazemos um material para os estudantes que desejam saber mais sobre o que é a Física como Profissão. Acesse a animação completa em nosso YouTube ou pelos perfis do IFUSP no Instagram e LinkedIn, e visite o estande do IFUSP de 1 a 03/09, 9h às 17h, no Pavilhão das Exatas, Praça do Relógio, Cid. Universitária.

Questionário PRIP - Inclusão e Pertencimento

Visando um diagnóstico das relações na Universidade de São Paulo, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento convida a todos os membros da comunidade USP a responderem ao questionário proposto. Todas as informações prestadas são confidenciais. Contribua com o levantamento: acesse AQUI.

Biofísica e sistemas microscópicos

Física para Todos com Profs. Amando S. Ito, UFABC e Wallance Moreira Pazin, UNESP
• 03/09, sábado, 10h30. [Presencial + Online] Clique no título para mais informações.

Efeitos da suplementação de fitosterol na expressão do MIR- 33a/b

Seminário do INCT/GFCx com a Profª Celma M. Martins (UNIFESP)
• 02/09, 6ª feira, 15h. Online via Zoom. Clique no título para informação de sala e senha de acesso.

From low- to high-tech applications o clay minerals

Seminário do INCT/GFCx com o Prof. Jon Otto Fossum (Norwegian University of Science and Technology - NTNU)
• 09/09, 6ª feira, 15h. Online via Zoom. Clique no título para informação de sala e senha de acesso.

■ EVENTOS

IV Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação | SOFIE

SOFIE | A sociedade promove encontros bianuais e reúne pesquisadores, estudantes de graduação e pós, além de profissionais que atuam na Educação Básica de todo o país, incentivando reflexões em torno dos problemas que envolvem a agenda nacional da educação.
• 06, 08 e 09/09. FEUSP, Cid. Universitária.

2º Workshop SPAnet de Inteligência Artificial em Astronomia

SPAnet | O evento tem o objetivo de propiciar o compartilhamento de soluções inovadoras, como machine learning e outras técnicas, que podem ser aplicadas em um vasto número de problemas astrofísicos. Submissão de trabalhos até 04/09.
• 30/09. Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano do Sul, SP.

I Congresso Internacional de Mulheres em STEAM

O Congresso inclui palestras de mulheres de reconhecida atuação e referência na área, mesas redondas com representantes de projetos de sucesso, sessões técnicas, apresentação de pôsteres, workshops e plenária para discutir as ações para o futuro. Inscrições até 12/09.
• 21 e 22/10. Parque Tecnológico de São José dos Campos - SP.

XI Proteomics Workshop

CNPEM | This edition will cover large-scale quantitative proteomics, post-translational modifications, structural proteomics, targeted proteomics, immunopeptidomics, metaproteomics, and single-cell proteomics. The topics will be addressed in 50-min lectures with time for Q&A and flash talks. Inscrições até 30/09.
• 16 a 18/11. Evento online e gratuito.

VI Escola Avançada de Física Experimental

CBPF | Serão oferecidos 15 módulos para estudantes de graduação em física (licenciatura ou bacharelado), engenharias, biofísica, matemática, ciência da computação, nanotecnologia, etc; além de alunos de pós-graduação em física e áreas correlatas. Inscrições até 30/09.
• 30/01 a 10/02/2023. CBPF, Rio de Janeiro.

Estudo das respostas OSL e TA-OSL de pastilhas à base de fluorita natural visando o emprego na dosimetria pessoal de trabalhadores em radiologia diagnóstica

LUAN SANTOS LIMA | Mestrado. Comissão Julgadora: Profª Elisabeth M. Yoshimura (Orientadora) - IFUSP, Profª Anna Luiza M. C. Malthez - UTFPR, Profª Roseli Künzel - UNIFESP.
• 02.09, 6ª feira, 14h | bancasif@usp.br para mais informações.

Ensinando Máquinas a Reconstruir Matéria Escura no LHC (Teaching Machines to determine dark matter in the LHC)

CARLOS HIDEO YAMAGUCHI | Mestrado. Comissão Julgadora: Prof. Alexandre Alves (Orientador) - IFUSP/UNIFESP, Prof. Alex G. Dias - UFABC, Prof. Thiago Rafael F. P. Tomei - UNESP.
• 09.09, 6ª feira, 14h | Ed. Principal, sala 2006.

Seleção Pública PDI Sistemas Alimentares Contemporâneos, Novos Ingredientes, Proteínas Alternativas e Novas Tecnologias de Alimentos

MCTI / FINEP / FNDCT | Será necessário encaminhar um Ofício de Apresentação para Reconhecimento Institucional da Proposta (Anexo II) que a PRPI fornecerá, quando contatada pelos interessados até o dia 30 de setembro. Saiba mais...

Bolsas do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas

FAPESP / ABC | O O edital prevê 25 bolsas de até R$ 20 mil para alunos do Estado de São Paulo em visita a instituições de ensino e pesquisa em outros estados do Brasil; e 25 bolsas de até R$ 20 mil cada para alunos de outros estados visitarem instituições de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo. Inscrições até 8 de setembro.

Processo Seletivo para Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

SBF | A iniciativa objetiva coordenar diferentes capacidades apresentadas por IES de todo o País, e capacitar em nível de mestrado uma grande fração de professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula. Inscrições até 26/09.

Confira as vagas abertas no mural. Clique aqui para mais informações.

PÓS DOUTORADO / Modelagem Atmosférica | IFUSP
• PÓS-DOUTORADO / Dinâmica Não Linear | IFUSP
• ESTÁGIO LICENCIATURA / Apoio Escolar | Liceu de Artes e Ofícios
• CONCURSO PÚBLICO / Professor: Física Licenciatura e Médica | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)