2022 - Boletim #20

USP Pensa Brasil

A USP realiza, entre 29 de agosto e 2 de setembro, a primeira edição do USP Pensa Brasil, com uma programação diversificada em prol da difusão e democratização do conhecimento produzido na Universidade. Serão cerca de 60 atividades espalhadas pelo Campus Butantã - todas com acesso gratuito. As inscrições para atividades com certificado devem ser feitas online. Acesse o site para mais informações.
• 29.08 a 02.09. Vários horários e locais no campus Butantã. Acesse AQUI a programação completa.

Feira USP e as Profissões

Em 2022, a Feira volta para a Cidade Universitária! Convidamos a comunidade para um passeio na Praça do Relógio para prestigiarem e divulgarem os estandes dos cursos e as visitas monitoradas.
• 1 a 03.09, 9h às 17h. Praça do Relógio, Cid. Universitária. Acesse AQUI para mais informações.

4 defining statistical challenges for Euclid & LSST era cosmology

O Colóquio IFUSP recebe a pesquisadora Elena Sellentin, Oort Fellow e Professora na Univ. de Leiden, na Holanda. Entre outras atividades de destaque, foi agraciada com o prêmio Otto-Haxel (2016) por seu trabalho em Astroestatística e atualmente divulga seu livro “Inference of physics from astronomical data”, da Princeton University Press (2022).
• 01.09, 5ª feira, 16h. Auditório Abrahão de Moraes, do IFUSP, com transmissão ao vivo.

Single-molecule chemical reactions probed by atomic force microscopy

Seminário com o Prof. Shadi Fatayer (Applied Physics Program, KAUST, Saudi Arabia)
• 30.08, 3ª feira, 15h. Auditório Adma Jafet.

Educomunicação - novo paradigma sobre fenômenos na interface comunicação e educação

Seminário de Ensino com o Prof. Claudemir Viana (ECA-USP)
• 30.08, 3ª feira, 16h. Auditório Adma Jafet com transmissão ao vivo.

Efeitos da suplementação de fitosterol na expressão do MIR- 33a/b

Seminário do INCT/GFCx com a Profª Celma M. Martins (UNIFESP)
• 02.09, 6ª feira, 15h. Online via Zoom. Clique no título para informação de sala e senha de acesso.

■ ARTIGOS RECENTES

Novo estudo estabelece relações entre o uso do solo e os aerossóis atmosféricos da Amazônia

Publicado na revista Atmosphere, novo artigo do Laboratório de Física Atmosférica do IFUSP trata sobre relações entre uso do solo e aerossóis atmosféricos na Amazônia.

■ EVENTOS

Workshop on Electromagnetic Effects in Strongly Interacting Matter

ICTP-SAIFR | Evento gratuito. Experimentais e teóricos se reunirão para discutir o papel das interações eletromagnéticas em uma grande diversidade de tópicos. Inscrições até 28/08.
• 25 a 28/10. IFT - UNESP, São Paulo.

School on Quantum Computation

ICTP-SAIFR | Evento gratuito e com possibilidade de financiamento para deslocamento. A escola oferecerá cursos de curta duração e palestras desde os conceitos básicos até o estado da arte em computação quântica. Inscrições até 11/09.
• 14 a 25/11. IFT - UNESP, São Paulo.

Articulações entre as duas culturas: um caminho em busca de um Ensino de Ciências libertário

MÔNICA ELIZABETE C. DEYLLOT | Doutorado. Comissão Julgadora: Prof. João Zanetic - Orientador (IF-USP), Profª Andreia G. de Moraes (CEFET-RJ), Profª Maria José P. M. de Almeida (UNICAMP), Profª Maria Regina D. Kawamura (IF-USP), Prof. Manoel Roberto Robilotta (IF-USP).
• 31.08, 4ª feira, 14h | cpgi@if.usp.br para mais informações.

Estudo das respostas OSL e TA-OSL de pastilhas à base de fluorita natural visando o emprego na dosimetria pessoal de trabalhadores em radiologia diagnóstica

LUAN SANTOS LIMA | Mestrado. Comissão Julgadora: Profª Elisabeth M. Yoshimura (Orientadora) - IFUSP, Profª Anna Luiza M. C. Malthez - UTFPR, Profª Roseli Künzel - UNIFESP.
• 02.09, 6ª feira, 14h | bancasif@usp.br para mais informações.

Bolsas de Estudo Integral: conheça a King Abdullah University of Science and Technology

KAUST | Representantes apresentam as oportunidades disponíveis para os diversos programas da KAUST. Estudantes tem 16 opções de cursos com bolsa de estudo integral. Não é necessário se inscrever. Acesse o site para mais informações.
• 29/08, 2ª feira, 16h. Auditório Adma Jafet, IFUSP.

Feira de Intercâmbio

PET FEA USP | Maior evento relacionado a internacionalização e intercâmbio da USP. Visa democratizar o acesso às informações sobre intercâmbio e ajudar a preparar os estudantes para uma experiência no exterior. Inscrições até 29/08.
• 30 e 31/08. FEA-USP, Cid. Universitária.

WI Workshop Integrativo | Feira de Recrutamento

POLI JUNIOR | Feira de Recrutamento que conecta estudantes a grandes empresas do país. Evento presencial e gratuito. Inscreva-se pelo link.
• 31/08 e 1/09. POLI-USP, Cid. Universitária.

• PÓS-DOUTORADO / Astrofísica de Partículas | IFSC-USP
• ESTÁGIO / Hedge Fund | Saks Asset
• PROCESSO SELETIVO / Estágio | Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
• BOLSA / Divulgação Científica | IAG-USP