2022 - Boletim #17

QuantumCopter: o time de drone da Física

Estudantes do IF convidam para a participação no time de drones da Física: o Quantum Copter. A iniciativa se encontra em fase inicial, mas já possui ideias em amadurecimento, como um projeto de ensino sobre micro controladores/drones em escolas públicas da região, e o acoplamento de um Lidar em um drone para escaneamento de um espaço. A equipe conta com o apoio do professor Antonio Domingues. Venha conhecer e participar!
• Encontros às 5ªs feiras, 19h30 no Hackerspace IFUSP.

Contribua com a Revista Supernova

A SuperNova é uma revista do Cefisma (conta também com o apoio de alunos do IAG) que contempla toda a USP, mas tem foco nos institutos do Baixo Matão. Alunos, funcionários e docentes destas unidades podem contribuir com material. Envie suas produções acadêmicas ou de qualquer outra natureza para a revista - o importante é estar relacionado ao cotidiano do Baixo Matão. Acesse o SITE para mais informações.

■ EVENTOS

Contando de 1 a 1 quatrilhão em 1 segundo: O desafio de medir a frequência da luz

Física para Curiosos, do IFGW UNICAMP, com o Prof. Flávio Cruz.
• 08.07, 6ª feira, 19h. [Online] em bit.ly/FísicaParaCuriosos

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

A SBPC oferece hoje uma programação especial em homenagem “Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador”, celebrado anualmente em 08/07. Para participar, acesse o SITE da Sociedade e confira os horários e programação.
O Sesc Avenida Paulista também organiza atividades relacionadas ao tema durante todo o mês de julho. Saiba mais na nota da Agência FAPESP e inscreva-se pelo portal do Sesc São Paulo.

Energia de recuo nuclear nas interações de matéria escura

ARGEL NASIR SOSA NUÑEZ | Doutorado. Comissão Julgadora: Profª Ivone F. M. Albuquerque (Orientadora) - IFUSP, Prof. Enrico Bertuzzo - IFUSP, Prof. Rodrigo Nemmen - IAG USP, Prof. Vitaly Chepel - Univ. de Coimbra, Prof. Ettore Segreto - UNICAMP.
13.07, 4ª feira, às 09h. Ed. Principal, sala 2006.

SIICUSP 2022

PRP USP | O edital do 30º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP já está disponível no site da PRPI. As apresentações se darão entre 19/09 a 27/10.

Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação - PEEG Monitoria

PRG USP | Prazo de inscrições online dos projetos, pelos docentes, no Jupiterweb, vai de 04.07 a 17.07.

USP na Comunidade - Unidades Móveis

PRCEU USP | O projeto USP na Comunidade - Unidades Móveis visa desenvolver atividades em benefício da população interna e externa da USP, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O projeto deverá ser inscrito pelo no sistema Apolo, entre 4 e 31/07.

USP 60+ | Inscrição de atividades para o 2º semestre

PRCEU USP | O Programa USP 60+ está iniciando um novo ciclo. Aos interessados em oferecer atividades ligadas ao programa, solicitamos que enviem os dados para a CCEx até 18/07. Mais informações: ccex@if.usp.br ou 3091.6682.

■ COMUNICADOS

• CONCURSO PROF DOUTOR / Física e Ciência dos Materiais | IFSC USP
• MONITORIA / Pró-Aluno | IB USP
• ESTÁGIO / Sec. Graduação | ICB USP