2022 - Boletim #15

Doutoranda do IFUSP recebe prêmio de Diversidade Internacional para participação em evento

A doutoranda Aryella Faé Rabello, orientada pelo Prof. Julio Larrea, foi contemplada com o prêmio "Carl Storm International Diversity" e comparecerá aos eventos "Research at High Pressure GRC & GRS" 2022.

Níveis elevados de HDL-C diminuem a susceptibilidade à infecção por Covid-19

Seminário do INCT / GFCx com Luana Neres
• 24.06, 6ª feira, 15h. [Online] Via Zoom. Reunião 876-0622-9709 | Senha 545451.

Dosimetria das Radiações

Física para Todos com a Profª Susana Lalic (UFS)
• 02.07, sábado, 10h30. [Presencial] Av. Dr. Arnaldo, 455, 1º andar (Metrô Clínicas, Linha Verde). [Online] com transmissão ao vivo.

■ DISCENTES

On the Einstein Podolsky Rosen Paradox

Clube do Jornal da Física com Felipe Barretto
• 07.07, 5ª feira, 17h. Ed. Principal, sala 2015.

■ EVENTOS

74ª Reunião Anual da SBPC

SBPC | O evento será realizado de forma híbrida entre os dias 24 e 30 de julho, com atividades presenciais em 4 campi da UnB. Na programação, destacamos a participação dos pesquisadores do IFUSP Paulo Artaxo e Ricardo Galvão. Inscrições antecipadas até 15 de julho.

A recontextualização da natureza da ciência no currículo do Estado de São Paulo

MICHELE DAYANE FACIOLI MEDEIROS | Doutorado PIEC. Comissão Julgadora: Prof. Marcelo Tadeu Motokane - Orientador (FFCLRP - USP), Prof. Bruno F. dos Santos (UESB), Profª Sofia V. S. Ratz (SEDUC-SP), Prof. Caio de C. e Freire (FFCLRP - USP), Profª Mariana G. do Valle (UFMA).
• 28.06, 3ª feira, às 08h30. Solicite acesso à cpgi@if.usp.br.

Uma aplicação da teoria do núcleo central sobre os principais conceitos associados às interações intermoleculares

MARIA HELENA ZAMBELLI | Mestrado PIEC. Comissão Julgadora: Prof. Flavio Antonio Maximiano - Orientador (IQ-USP), Profª Alcina Maria T. B. Silva (CEFET-RJ), Prof. Marcos Vogel (UFES).
• 01.07, 6ª feira, às 13h. Solicite acesso à cpgi@if.usp.br.

Candidaturas à Diretoria do CBPF

MCTI | Interessados em concorrer à vaga têm até 10/07 para encaminhar a documentação exigida. O cargo tem mandato de quatro anos. Todas as informações sobre o processo encontram-se no edital 42/2022, já disponível no site.

Chamadas públicas EMBRAPII / MCTI

EMBRAPII / MCTI | Em conjunto, serão investidos cerca de R$ 500 milhões para o desenvolvimento de novas tecnologias de fronteira.

Consulta de interesse no Projeto Artemis | NASA

PRPI / FAPESP | A NASA busca colaboração de parceiros internacionais para estabelecer uma presença de longo prazo na Lua, e com isso avançar o conhecimento científico, criar novas oportunidades econômicas e inspirar novas gerações.

• Bolsas de MESTR. e DOUT. / Plasmons de Superfície | CORSYNC / IFUSP
• RESIDÊNCIA com Bolsa / Física Médica | USP
• ESTÁGIO / Programa de estágio Iguá 2022
• PROC. SELETIVO / Pós-graduação em Física Aplicada | UFRJ
• BOLSA / Monitor - Pró-Aluno | EE USP
• BOLSA / Monitor - Pró-Aluno | ECA USP
• ESTÁGIO / Manas da TECH (TI) | Universia Brasil

Prêmio de US$ 3 milhões elege melhores iniciativas sustentáveis

CICLO VIVO | 17.06

Menção ao prêmio do Prof. José Goldemberg.

A reprodução do conteúdo informativo deste boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação do BIFUSP como fonte. Pautas e preparação de textos: Comunicação IFUSP | Editor: Prof. Fernando Brandt | Contato: 11 3091-6981 comunica@if.usp.br