2022 - Boletim #14

Fortalecimento da colaboração entre o IFUSP e a Universidade da Flórida

Dr. Manuel Arreola, VP de Física Médica da Universidade da Flórida, e o Prof. Paulo Costa do IFUSP lideram o esforço para formalizar acordo entre a UF e a USP. Em sua passagem pelo Brasil para uma conferência, a Profª Izabella Barreto da UF se reuniu na com os pesquisadores Paulo Costa e Denise Nerssissian, para aprofundar as dicussões sobre o acordo.

Visitas guiadas ao IFUSP!

Como parte do programa USP e as Profissões, o IFUSP vai oferecer 3 dias para visita guiadas ao público. Já estão abertas inscrições para as datas de julho e agosto. Escreva para ccex@if.usp.br para mais informações.

Conheça a Comissão de Acolhimento da Mulher do IFUSP

O Instituto de Física dispõe de uma Comissão de Acolhimento da Mulher para oferecer apoio a alunas, professoras e servidoras vítimas de discriminação de gênero, de assério moral e sexual e de violência. Acesse a página da Comissão para materiais de campanha, links e outras informações úteis, ou escreva para mulheresifusp@usp.br

Simulação Otimizada de Campos Elétricos e Magnéticos usando o Método de Elementos Finitos

Seminário do INCT / GFCx com Gabriel Brito Granado
• 17/06, 6ª feira, 14h. [Online] Via Zoom. Reunião 876-0622-9709 | Senha 545451.

Níveis elevados de HDL-C diminuem a susceptibilidade à infecção por Covid-19

Seminário do INCT / GFCx com Luana Neres
• 24.06, 6ª feira, 15h. [Online] pelo Zoom. Reunião 876-0622-9709 | Senha 545451.

■ EVENTOS

Inovação e Universidade: Uma via para o futuro – Painel na SciBiz Conference 2022

AUSPIN | Com mediação do Prof. Luiz Henrique Catalani, coord. da Agência USP de Inovação, e os convidados: Prof. Jorge A. Guimarães, Presid. EMBRAPII, Prof. Gilberto M. Ribeiro, Dir. do CTIT / UFMG e Prof. Paulo Nussenzveig, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação USP. Inscrições até 17/06.
23.06, 5ª feira, 09h. [Online + Presencial] Auditório CDI USP - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310.

Como escolher a melhor revista para publicar seu artigo

AGUIA | Escolher a melhor revista científica para publicar seu artigo requer uma série de estratégias que podem incluir critérios como escopo, corpo editorial, periodicidade, alcance e incluir métricas para estabelecer o fator de impacto, meia-vida, índice de imediaticidade, etc.
23.06, 5ª feira, 14h. [Online] Inscrições pelo site.

Minicourse on Universality in the Epsilon-Expansion

ICTP-SAIFR | Nos dias 12, 13, 15, 18, 19 e 20 de julho, das 14h às 16h, no auditório do IFT UNESP. Inscrições são gratuitas e ficarão abertas até 26/06.

USPSusten oferecerá bolsas para pós-doutorandos com pesquisas na área ambiental

USPSusten | Serão oferecidas 28 bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais, com duração de 12 meses. As inscrições podem ser feitas pela internet, de 13 a 26 de junho.

Edital 2022 do Programa de Capacitação Institucional (PCI) da CBPF

CBPF | O PCI é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para apoiar a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, por meio da concessão de bolsas de pesquisa. São 8 projetos em diferentes áreas da Física que aceitam candidatos de diversos níveis. Inscrições até 23/06.

BRICS Young Innovator Prize 2022

MCTI | Edital realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações premiará jovens autores de projetos inovadores na área de biomedicina, inteligência artificial, tecnologia de baixo carbono, energias renováveis ou agricultura moderna. Prêmios de até US$25,000.

Coleções Gale: acesso temporário na USP

AGUIA USP | A Gale digitaliza materiais físicos e aplica tecnologia de pesquisa exclusiva projetada para auxiliar a descoberta em pesquisas acadêmicas, ajudando pesquisadores a desenvolver novas ideias e fornecer pesquisas originais em todos os níveis de estudo. Conheça a coleção.

■ VOLUNTÁRIOS PARA PESQUISA

Pesquisa de Doutorado - Mulheres na Física

Pesquisa “Relação entre a construção de identidades e a permanência de mulheres na Física”, desenvolvida pela doutoranda Bruna Dayana L.P. Ramos, sob a coordenação dos professores Jorge S. S. Martins (IF-UFF) e Adriana P. Ibaldo (IF- UnB).

Pesquisa de TCC FEA USP

O questionário tem como objetivo mapear o perfil de alunos USP, bem como suas motivações para participar de entidades estudantis e trabalhos voluntários.

Bolsas de MESTR. e DOUT. / Plasmons de Superfície | CORSYNC / IFUSP
TRAB. VOLUNTÁRIO / Processo Seletivo AIESEC
CONCURSO PÚBLICO / Professor Adjunto A: duas áreas | UFRJ
ESTÁGIO / Informática - Gerenciamento de dados | IB USP
DOUTORADO DIRETO / estudos estruturais (proteínas e lipoproteínas) | IFUSP

Paulo Artaxo é agraciado com Prêmio Dorothy Stang 2022

SBPC NET | 09.06

Participação do Prof. Paulo Artaxo

Eficiência energética esbarra em falta de ação do governo

FOLHA DE S. PAULO | 10.06

Participação do Prof. Paulo Artaxo.

Reflexões e propostas para uma universidade mais inclusiva e democrática pela ótica discente

JORNAL DA USP | 14.06

Participação do doutorando Luiz Fernando Rodrigues.

A reprodução do conteúdo informativo deste boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação do BIFUSP como fonte. Pautas e preparação de textos: Comunicação IFUSP | Editor: Prof. Fernando Brandt | Contato: 11 3091-6981 comunica@if.usp.br