2022 - Boletim #7

Boletim Informativo do Instituto de Física USP | Ano 41 #7

Isolantes Topológicos Amorfos

O colóquio desta semana será ministrado por Caio Lewenkopf, Professor Titular na Universidade Federal Fluminense (UFF). O prof. Lewenkopf desenvolve pesquisa em matéria condensada teórica, com ênfase em transporte eletrônico, propriedades de materiais bidimensionais e sistemas nanoestruturados.

• 05.05, 5ª feira, 16h. Online via Zoom* e YouTube. Saiba mais >>

■ PROGRAME-SE

Roda de conversa: Licenciatura Interdisciplinar em Ciências

Seminário do PIEC | O seminário tem como objetivo realizar uma roda de conversa acerca da construção de um projeto de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências apresentado pela PRG USP junto à Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica e aprovado no MEC.
03/05, 3ª feira, 16h. [OnlineSaiba mais >>

Droplet Sandy Fingerprint

SciPhyD | Apresentação e discussão de um problema apresentado também no International Physics Tournament, cujo objetivo é inferir as características de uma gota de sua altura a partir da forma da cratera formada.

• 03/05, 3ª feira, 16h. Ed. Principal, sala 2024.

■ EM BREVE!

.Z-scan em Escala de tempo de milissegundos - Parte 1

Seminários do GFCx
• 06/05, 6ª feira, 15h. [Online] via Zoom. Reunião 876-0622-9709. Senha 545451.

.
Efeitos de rotação sobre estabilidade de ondas geodésicas e de Alfvén no plasma de um tokamak

FABIO CAMILO DE SOUZA | Doutorado. Comissão Julgadora: Prof. Ricardo Galvão (Orientador) - IFUSP, Prof. Gustavo Canal - IFUSP, Profª Vera J. S. Pereira - IAG USP, Prof. Vinícius N. Duarte - Princeton Un., Prof. Duarte Nuno V. F. M. Borba - Instituto Superior Técnico de Lisboa.
• 03/05, 3ª feira, às 14h. Solicite o link de acesso para bancasif@usp.br.

.
Determinação de propriedades mecânicas de filmes de DLC (Diamond-Like carbon) por meio de estruturas formadas por delaminação espontânea

ROBINSON FRANCO ÁLVAREZ | Doutorado. Comissão Julgadora: Profª Maria Cecilia B. S. Salvadori (Orientadora) - IFUSP, Prof. Iberê L. Caldas - IFUSP, Prof. Ronaldo D. Mansano - Poli USP, Prof. Demétrio J. dos Santos - UFABC, Prof. Vladimir J. T. Airoldi - INPE.
•  04/05, 4ª feira, às 14h. Solicite o link de acesso à sala virtual para bancasif@usp.br.

Chamada de Propostas Colaborativas FAPESP – Universidad de Antioquia 2022

FAPESP | Inscrições até 11 de julho. Saiba mais >>

Programa Probral (CAPES - DAAD) fomenta projetos de pesquisa conjuntos

Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico | Inscrições até 31 de maio. Saiba mais >>

■ MURAL DE VAGAS IFUSP

• PROF. ENS. SUPERIOR / Física e Ensino de Física, várias áreas | UESB
• PÓS-DOUTORADO / Altas Energias | SPRACE
• ESTÁGIO / Programador WEB | ECA USP
• ESTÁGIO / Quant - Engineering | Goldman Sachs
• ESTÁGIO / Legal Entity Controllers | Goldman Sachs
• ESTÁGIO / Liquidity Management - Área de Operações | Goldman Sachs
• PÓS DOUTORADO / 2 linhas de pesquisa NeuroMat USP
• PÓS DOUTORADO / Ondas Gravitacionais e Astro. Multimensageira | Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)
• PROCESSO SELETIVO / Bolsa FAPESP TT-5 no ICTP-SAIFR
• CONCURSO PÚBLICO / Prof. Substituto | Universidade Federal de Lavras (UFLA)
• CONCURSO PÚBLICO / Professor Doutor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

MASP restaura três obras do pintor holandês Frans Hals

PORTAL R3 | 18.04

Trabalho conta com técnicas realizadas no IFUSP pelo grupo LACAPC.

Saiba mais >>

Não há obrigação, mas uso de máscaras mantém prevenção a doenças respiratórias

CAMPO GRANDE NEWS | 23.04

Pesquisa realizada no IFUSP pelo grupo do LFA.

Saiba mais >>

É verdade que bicicletas se equilibram sozinhas?

UOL TILT | 25.04

O físico Claudio Furukawa do IFUSP esclarece a questão da semana no UOL Tilt.

Saiba mais >>

A reprodução do conteúdo informativo deste boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação do BIFUSP como fonte.
Pautas e preparação de textos: Comunicação IFUSP | Editor: Prof. Fernando Brandt | Contato: 11 3091-6981 comunica@if.usp.br