2022 - Boletim #5

Boletim Informativo do Instituto de Física USP | Ano 41 #5

■ PROGRAME-SE
Carreiras em Física: como construir meu caminho acadêmico e profissional?

Acolhimento IFUSP | O evento reúne 3 gerações de alumni do IFUSP para uma conversa sobre desafios e dificuldades comuns na formação e na vida profissional dos estudantes de Física, visando ampliar perspectivas sobre diferentes áreas e modos de atuação. Participação especial do Prof. Luís Carlos Menezes.

• 20/04, 4ª feira, 16h. Auditório Adma Jafet. Saiba mais e inscreva-se >>

A dimensão de uma prática pedagógica além do ensino disciplinar: olhar amplo e interligado

Seminário do PIEC | Com a Profª Maria José Pinho (Un. Federal do Tocantins)

19/04, 3ª feira, 16h. [Online] AQUI, pelo canal do IF.

Espectroscopia de Massa

SciPhyD (*evento estudantil) | Neste sciphyd tentaremos explicar da forma mais simples possível a ciência por trás do funcionamento de um espectrômetro de massa.

• 19/04, 3ª feira, 16h. Ed. Principal, sala 2024.

■ PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
"Luminescence dosimetry" é o mais recente artigo de revisão publicado pelo grupo de Física Médica do IFUSP

NATURE REVIEWS METHODS PRIMERS

O artigo consta no segundo número da revista e exibe um mapa visual que ilustra onde a dosimetria luminescente é utilizada para medir exposição à radiação.

Saiba mais >>

Trabalho detecta aumento de dispersão da queima de biomassa sobre o Pantanal

ATMOSPHERIC POLLUTION RESEARCH

O laboratório de Física Atmosférica do IFUSP participa do trabalho "Optical properties and spectral dependence of aerosol light absorption over the Brazilian Pantanal" publicado no último número da revista Atmospheric Pollution Research.

Saiba mais >>

Significados atribuídos à Ciência: um estudo à luz da Teoria das Representações Sociais

RODRIGO MOTA SANTOS | Mestrado. Comissão Julgadora: Profª Daisy de Brito Rezende - Orientadora (IQ-USP), Profª Simone A. A. Martorano (UNIFESP), Profª Vera Maria N. S. Placco (PUC-SP).

• 20/04, 4ª feira, às 14h. Solicite o link de acesso à sala virtual para cpgi@if.usp.br.

Espalhamento coerente de neutrino-núcleo e Modelos Z' Leve: formalismo, fenomenologia e projeção de sensitividade

LUCAS MAGNO DANTAS RAMOS | Mestrado. Comissão Julgadora: Prof. Enrico Bertuzzo (Orientador) - IFUSP, Prof. Alex Gomes Dias - UFABC, Prof. Farinaldo da Silva Queiroz - UFRN.

• 20/04, 4ª feira, às 14h. Solicite o link de acesso à sala virtual para bancasif@usp.br.

Segunda edição do prêmio ICTP-SAIFR de Gravidade Clássica está com inscrições abertas

ICTP-SAIFR | Inscrições até 30 de abril. Saiba mais >>

Financiamento da Educação: comparações internacionais

Prof. Otaviano Helene e CCEx IFUSP | Curso de difusão online. Inscrições até 20/04. Saiba Mais >>

■ MURAL DE VAGAS IFUSP

• DOUTORADO DIRETO / Físico-química | Universidade Federal do ABC (UFABC)

• PROFESSOR SUBSTITUTO / Processo Seletivo | Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

• ESTÁGIO / Diversas Áreas | Cargill

• DOUTORADO DIRETO / Estudos estruturais em proteínas e lipoproteínas | IFUSP / Grupo de Fluidos Complexos

• PROFESSOR SUBSTITUTO / Concurso Público | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

A reprodução do conteúdo informativo deste boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação do BIFUSP como fonte.
Pautas e preparação de textos: Comunicação IFUSP | Editor: Prof. Fernando Brandt | Contato: 11 3091-6981 comunica@if.usp.br