2022 - Boletim #4

Boletim Informativo do Instituto de Física USP | Ano 41 #4

Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física

Em nome da Sociedade Brasileira de Física, gostaria de agradecer aos colegas e ao Diretor do Instituto por acolherem o nosso Encontro de Outono de 2022. Neste momento difícil, de recursos limitados em um instante de retomada das atividades presenciais, seria impossível a sua realização sem a colaboração do Instituto, a enorme contribuição dos seus funcionários, e a compreensão de todos os colegas. Espero que possam aproveitar o evento junto conosco. Vejam maiores informações AQUI no site. E não percam os espetáculos na programação do evento.

Em nome da Comissão Organizadora, Marcelo Martinelli (IFUSP) e Carolina Brito (UFRGS).

■ PROGRAME-SE

X-ray Microcalorimeter Spectrometers: A new window to previous unsuspected problems in atomic and molecular physics

Seminário de Física Aplicada com Aceleradores - Com o Prof. Miguel Rios, Universidade de Lisboa

• 08/04, 6ª feira, 14h. [Online]. Solicite o link de acesso para lamfi@if.usp.br

Modelagem Molecular: de Sistemas Biológicos a Materiais para Energias Renováveis

Seminário GFCx - Com a Profª Kaline Coutinho (IFUSP)

08/04, 6ª feira, 14h. [Online]. Zoom: Reunião 876 0622 9709 | Senha de acesso 545451

A interdisciplinaridade para ambientalização curricular na Educação Superior

Seminário do PIEC - Com a Profª Rosana Louro (IB USP)

12/04, 3ª feira, 16h. [Online] AQUI, pelo canal do IF.

On computable numbers, with an application to the entscheindungsproblem

Clube do Jornal da Física (*evento estudantil) - com Felipe Barretto (graduando IFUSP)

08/04, 6ª feira, 17h. Ed. Principal, sala 2015.

Espetáculos / atividades culturais gratuitas do Encontro de Outono da SBF

O encontro de Outono traz uma programação aberta de espetáculos que envolvem a peça A Ciência como Ela É das pesquisadoras Carolina Brito e Márcia Barbosa, e a descontraída atração InconscienteMente, dos psicólogos e Mentalistas Beto Parro e Rafa Moritz. Ambas atividades terão entrada livre e se realizarão no Centro de Difusão Internacional da USP. Confira mais informações AQUI no site do Encontro.

11/04, 2ª feira, 18h30. A Ciência como Ela É.

12/04, 3ª feira, 19h30. InconscienteMente

EM BREVE!

Carreiras em Física: como construir meu caminho acadêmico e profissional?

Mentoria IFUSP |  O evento reúne 3 gerações de profissionais em Física numa conversa sobre quais os desafios e dificuldades comuns na formação e na vida profissional dos estudantes de Física, visando ampliar perspectivas sobre diferentes áreas e modos de atuação. Participação especial do Prof. Luís Carlos Menezes.

• 20/04, 16h. Presencial no Instituto de Física. Saiba mais >>

Physics Meets Biology

IAPS / IUPABThe IUPAB Exec. Comm. has organized an education and capacity building event together with IAPS (IUPAP.ORG, the student chapter of IUPAP, Intl. Union of Pure and Applied Physics), specifically to encourage physics students/graduates to consider biophysics as a career option.

• 26 e 27/04. Evento gratuito. Saiba mais >>

Escola Nacional Brasileira de Segurança Física Nuclear

IAEA / IPENMinistrado integralmente em português e por profissionais locais, criando condições para o contínuo intercâmbio e desenvolvimento técnico-científico na área em apoio ao Programa Nuclear Brasileiro.

• 20 a 30/06. Evento gratuito e presencial no IPEN. Saiba mais >>

DEFESAS

Modelagem molecular de efeitos de solvente em processos físico-químicos em célula solar orgânica

RICARDO DE LIMA | Doutorado. Comissão Julgadora: Profª Kaline Rabelo Coutinho (Orientadora) - IFUSP, Profª Helena Maria Petrilli - IFUSP, Prof. Luis Gustavo Dias - FFCLRP USP, Prof. Herbert de Castro Georg - UFG, Prof. Puspitapallab Chaudhuri - UFAM.

• 12/04, 3ª feira, às 14h. Solicite o link de acesso à sala virtual para bancasif@if.usp.br.

Nova Física com Mediadores Leves

ANA LUISA FOGUEL DA SILVA | Mestrado. Comissão Julgadora: Profª Renata Funchal (Orientadora) - IFUSP, Prof. Leandro Salazar de Paula - UFRJ, Prof. André Lessa - UFABC.

• 13/04, 4ª feira, às 10h. Solicite o link de acesso à sala virtual para bancasif@if.usp.br.

OPORTUNIDADES

Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

Em sua 42ª edição, o Prêmio contempla profissionais e instituições que contribuem de forma significativa para a formação de uma cultura científica no país e para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade. Nesta edição, a categoria é a de Pesquisador e Escritor. Os interessados têm até o dia 6 de maio de 2022 para enviar sua inscrição. Saiba mais >>

MURAL DE VAGAS IFUSP

Acesse AQUI todas as vagas cadastradas. Envios recentes:

• PROFESSOR ED. SUPERIOR / Fís. Experimental | Universidade Federal do Pampa

• PROFESSOR ED. SUPERIOR | Universidade Federal de Rondônia

• PROFESSOR ED. BÁSICA | Prefeitura de Santana de Parnaíba

• BOLSA / SoulAfro Axé | Johnson & Johnson

• ASS. CIENTÍFICO JR. | Associação Brasileira Científica para Inovação – ABCI

• ESTÁGIO / Metalização do vidro para fabricação de lentes | Metagal

• PÓS-DOUTORADO / Termoeletricidade e transporte térmico | (IFUSP)

• INIC. CIENTÍFICA / 2 projetos com possibilidade de Bolsa | LACAPC / IFUSP.

IFUSP NA MÍDIA

Alunos do SESI Três Lagoas visitam o Instituto de Física USP

05/04 - Sistema FIEMS - Programa de Extensão Masterclasse: Hands on Particle Physics

A reprodução do conteúdo informativo deste boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação do BIFUSP como fonte.
Pautas e preparação de textos: Comunicação IFUSP | Editor: Prof. Fernando Brandt | Contato: 11 3091-6981 comunica@if.usp.br