nº 9 / 2024

Boletim Informativo do Instituto de Física USP. 28/03 a 05/04 | Ano 43 #09

Ciência Cidadã na Prática: Medindo a circunferência da Terra

Direcionado a professores da rede pública de ensino, o curso de difusão visa difundir conhecimentos básicos de física, matemática e astronomia, por meio da reprodução conjunta e online do “experimento de Eratóstenes”. Conta com os professores do IFUSP Sylvio Canuto como coordenador e Mikiya Muramatsu como ministrante, em parceria com o pesquisador Lucio Freitas do ICB USP. Inscrições abertas até 01/04.

• 06 e 20/04, sábados, das 08h às 12h. Online pelo Gmeet.

Medical Physics Graduate Assistantships | University of Florida

Programa parceiro da Física Médica do IFUSP seleciona candidatos para bolsas de Pós-Graduação. Inscrições até 30/04.

Inteligência Artificial e as profissões | Alumni USP Talks

O evento objetiva oportunizar a interação entre egressos da USP de destaque pela atuação no mercado de trabalho com estudantes, docentes e público interessado em discutir as oportunidades e os desafios do uso da inteligência artificial e como ela interfere na formação e atuação de profissionais de diferentes áreas.

• 25/04, 5ª feira, 16h30. Auditório István Jancsó, Brasiliana USP, com transmissão ao vivo.

Plano Diretor Participativo Campus Butantã | Oficinas

Iniciativa visa planejar as transformações que o Campus deverá sofrer nos próximos 10 anos. O processo de elaboração do Plano contará com uma dimensão técnica e amplo processo participativo, e em abril serão realizadas as primeiras oficinas. *Caso não consiga participar na oficinas de seu território, sinta-se livre para comparecer a outras.

• 11/04, 5ª feira, 18h30 às 21h30*. Auditório FAU USP.

Doação de Sangue no IGc

Campanha de Doação de Sangue Voluntária em parceria com a Fundação Pró-Sangue, iniciativa do AcolheGeo.

• 08/04, 2ª feira, 08h30 às 11h30. Biblioteca do Instituto de Geociências (IGc USP).

■ COLÓQUIO

• 04/04, 5ª feira, 16h. Auditório Abrahão de Moraes com transmissão pelo YouTube.

Culturas e outras ações coletivas para a Saúde Mental no IF | 2º encontro

Grupo de Promoção de Saúde Mental com Ana Laura Batista e Mauro Mathias, psicólogos do Acolhimento IFUSP.

• 02/04, 3ª feira, 16h. Ed. Principal, Sala 2017.

Por uma Educação em Ciências Histórico-Crítica

Seminários Gerais de Ensino de Ciências com a Profª Luciana Massi (UNESP/Bauru).

• 02/04, 3ª feira, 16h. Online pelo Zoom. Reunião 834 1440 6468 | senha: 645091

■ ARTIGOS RECENTES

Pressure-tuned quantum criticality in the large-D antiferromagnet DTN

Dos autores Kirill Yu. Povarov, David E. Graf, Andreas Hauspurg, Sergei Zherlitsyn, Joachim Wosnitza, Takahiro Sakurai, Hitoshi Ohta, Shojiro Kimura, Hiroyuki Nojiri, V. Ovidiu Garlea, Andrey Zheludev, Armando Paduan-Filho, Michael Nicklas & Sergei A. Zvyagin.
Em
Nature Communications, vol. 15, 2295 (2024).

Further understanding the interaction between dark energy and dark matter: current status and future directions

Dos autores B. Wang, E. Abdalla, F. Atrio-Barandela e D. Pavón.
Em
Reports on Progress in Physics, 87 036901.

■ EVENTOS & CURSOS

Paleomagnetismo do Sistema Solar

Por Dentro da Geofísica (IAG) com o Dr. Cauê Borlina (Johns Hopkins University).

• 02/04, 3ª feira, 12h. Auditório K. Fujimori (P 217) IAG USP, com transmissão pelo YouTube.

Estados exóticos de três corpos

BRENDA BERTOTTO MALABARBA | Doutorado
Comissão Julgadora: Professores Alberto Martinez Torres (Orientador) - IFUSP, Fernando S. Navarra - IFUSP, Diogo R. Boito - IFSC, Luciano M. Abreu - UFBA e Bruno Omar El-bennich - UNIFESP.

• 05/04, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

■ OPORTUNIDADE

19ª edição do "Para Mulheres na Ciência" | Inscrições abertas

Realizado pelo Grupo L’Oréal no Brasil, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a Unesco no Brasil, todos os anos o programa "Mulheres na Ciência" premia sete pesquisadoras com uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil reais nas áreas de Ciências da Vida, Física, Química e Matemática. Inscrições abertas até 08/05.

Camp Serrapilheira 2024: Podcasts liderados por pessoas negras

O Instituto Serrapilheira seleciona projetos de que contem boas histórias nas quais a ciência e o método científico têm um papel central. Serão selecionados até 8 projetos, cujas equipes participarão de um programa de treinamento híbrido e receberão apoio financeiro para a produção de uma temporada. Inscrições até 14/05.

EU Funding & Tenders Portal

Novo portal de oportunidades de Financiamento e Concursos da União Europeia. Apresentado pelo Diretório de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia, o site traz ferramentas de busca e filtros avançados, seção de eventos e notícias, entre outras facilidades de navegação.

• MESTRADO E DOUTORADO / Materiais Quânticos | Orientação Gennady Gusev
• MESTRADO / Arqueometria e Ciências Aplic. Patrimônio | Orientação Gabriel Osés
• MESTRADO / Lab Cristalografia | Orientação Profª Márica Fantini
• MESTRADO / Física - Bioquímica | Orientação A.C. Bloise