nº 4 / 2024

Boletim Informativo do Instituto de Física USP. 23/02 a 01/03 | Ano 43 #04

Recepção aos Calouros 2024

A programação foi organizada em conjunto pela Comissão de Graduação e Comissão Estudantil. Convidamos toda a comunidade IF a prestigiar os eventos!

• 23/2 a 01/3, diversos locais. Acesse o site para conferir.

Planejando Coletivamente a Mentoria 2024

O encontro, organizado pelo Acolhimento IFUSP, visa atender à demanda do corpo estudantil de remodelamento e reimplantação do Programa de Mentoria. A ideia é debater possíveis formatos, janelas, participantes e outros aspectos para 2024. Contamos com a contribuição de todos interessados na continuidade do projeto.

• 05/03, 3ª feira, 16h. Ed. Principal, Sala 2017.

Livro "IF nos 90 anos da USP" | Novo prazo para colaborar

Reforçamos o convite a todos os grupos que queiram participar da obra: enviem para o e-mail acervoif@usp.br até 08/03 o texto sobre suas pesquisas.
Acesse para verificar os parâmetros de redação.
[EDIT 23/2: as informações de prazo e e-mail para envio foram atualizadas]

Concursos para Professor Doutor no IF | Últimos dias de inscrição

Concursos para Professor Doutor no IFUSP têm inscrições abertas até 26/2! Vagas nas áreas de: Biofísica Experimental (Edital 66), Teoria Quântica de Campos ou Teoria de Cordas (Edital 67) e Física Matemática (Edital 68) .

Sao Paulo School of Advanced Science on Quantum Materials | Últimos dias de inscrição

Com a presença confirmada de pesquisadores de renome da área de "Quantum Materials", evento será realizado no IFUSP, sob a coordenação geral do Prof. Gustavo Dalpian. Há financiamento disponível para a vinda de estudantes do Brasil e exterior. Inscrições até 25/02.

• 15 a 25/07/24, no IFUSP.

Enhanced Superconductivity in monolayer FeSe on large Fermi Surface perovskite oxide

LQMEC Synergy com Dyon van Dinter (Okinawa Institute of Science and Technology – OIST)

• 28/02, 4ª feira, 15h. Ed. Principal, Auditório César Lattes ou via Zoom: sala 824 15 11, senha 011616.

■ EVENTOS & CURSOS

Escola sobre Modelagem da Dinâmica de Doenças Infecciosas | ICTP - SAIFR

A formação de uma semana será ministrada em inglês. Inclui curso sobre modelos epidêmicos, tratamento numérico de modelos e análise de dados epidemiológicos. Haverá aulas pela manhã e projetos em grupo envolvendo desafios de modelagem prática à tarde. Inscrições gratuitas até 10/3. É necessário conhecimento de cálculo diferencial básico.

• 6 a 12/5. IFT UNESP.

A Vida das Dunas | Conferências FAPESP 2024

Evento da série de Conferências FAPESP com o físico Hans Jürgen Herrmann (UFCE e CNRS/ESPCI) e moderação de Oswaldo Baffa Filho (USP). Inscrições pelo site.

• 1º/3, 6ª feira, 10h às 11h30. No auditório FAPESP.

Workshop em Efeitos i-Calóricos (WiCE 2024)

Evento híbrido, direcionado a alunos de graduação e pós-graduação. É possível apresentar trabalho nas sessões de posters. Inscrições gratuitas.

• 25 a 27/3.  Instituto de Física Armando Dias Tavares, UERJ.

Efeitos da junção bariônica na produção de charmonium em colisões pp e pPb

RÍCHARD TERRA DE OLIVEIRA | Mestrado
Comissão Julgadora: Professores Fernando S. Navarra (Orientador) - IFUSP, Fabiana Carvalho - UNIFESP e Tobias Frederico - ITA.

• 29/02, 5ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

CONCURSO DOCENTE nas áreas de Biofísica Experimental, Teoria Quântica de Campos ou Teoria de Cordas e Física Matemática (últimos dias!)

Outras Instituições e Empresas
ESTÁGIOS NO CNPEM

TRAINEE / Para mulheres negras - Diversas Áreas | GM
PROG. ESTÁGIO / Diversas Áreas |  Volkswagen Caminhões e Ônibus, Siemens Healthineers, Bradesco Seguros, Argo Energia