nº 3 / 2024

Boletim Informativo do Instituto de Física USP. 16/02 a 23/02 | Ano 43 #03

Sao Paulo School of Advanced Science on Quantum Materials

Última semana para realizar a inscrição! Com a presença confirmada de pesquisadores de renome da área de "Quantum Materials", evento será realizado no IFUSP, sob a coordenação geral do Prof. Gustavo Dalpian. Há financiamento disponível para a vinda de estudantes do Brasil e exterior. Inscrições até 25/02.

• 15 a 25/07/24, no IFUSP.

Coletivo Autista da USP

O grupo traz informações relevantes à toda a comunidade USP para um melhor acolhimento e convivência com a população com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, convida todas as pessoas com TEA da Universidade a somar no Coletivo.

Inscrições para o CORALUSP

Grupos do CORALUSP têm inscrições abertas! São diversos projetos, com repertório variado e múltiplas opções de horários para ensaios. Para diversos deles, não é necessário experiência prévia em canto.

Curso de Verão 2024

Organizada pela Comissão de Pesquisa, já está disponível a programação do Curso de Verão de 2024. O curso é presencial mas as palestras podem ser acompanhadas livremente pela internet.

• 19 a 23/2, no Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP.

Transporte térmico no laboratório LQMEC: fronteira de investigação em materiais quânticos

Conheça os mais recentes trabalhos do grupo da pesquisadora Valentina Martelli do Laboratory for Quantum Matter under Extreme Conditions (LQMEC), por meio de publicação no News&Views da Nature Physics e o mais recente artigo para o New Physics:Sae Mulli.

■ EVENTOS & CURSOS

Palestras de Divulgação Científica no Simpósio de 12 anos do ICTP SAIFR

O Simpósio terá palestrantes ilustres realizando apresentações acessíveis a todos os interessados. Temas: “A nova onda de tecnologias quânticas e o Brasil”, com o Prof. Paulo Nussenzveig (PRPI e IF USP); "Sirius" , com o Prof. Harry Westfahl jr. (LNLS) e “My bucket list” (“Minha lista de desejos”), com o ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2004, David Gross.

• 18/2, domingo, a partir das 14h. Atividades no IFT Unesp com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Palestras online | Exames de língua inglesa: TOEFL iBT e IELTS

Evento voltado à comunidade USP e comunidade externa interessada em prestar os exames de proficiência em língua inglesa. Não é necessário se inscrever.

• 27 e 28/2, 12 às 13h. Online pelo GMeet.

The Holography of Solitons

ICTP SAIFR realiza minicurso sobre holografia dos sólitons - Palestras serão ministradas pelo pesquisador Andres Anabalon. As atividades são gratuitas e serão oferecidas em inglês.

• 4 a 7/3, 10 às 11h30. IFT - UNESP.

II Workshop da Colaboração NNBAR Suécia - Brasil

Evento gratuito organizado pela Swedish Foundation for International Cooperation in Research and Higher Education (STINT).

• 30/4, 3ª feira, 9 às 17h. Auditório da FEN / UERJ.

VCQ & TURIS Summer School 2024

Escola destinada a graduandos e pós-graduandos que desejam se familiarizar com a situação e os desafios na exploração da interface entre a física quântica e a gravidade. Além da programação variada, é possível apresentar trabalhos em sessões de posters.

• 2 a 6/9. Universidade de Viena.

SYNCLIGHT 2024 | São Paulo School of Advanced Science on 4th Generation Synchrotron Techniques͏‌

Evento visa reunir jovens pesquisadores para discutir as recentes oportunidades oferecidas pelas avançadas técnicas experimentais de síncrotron disponíveis no Sirius. A programação inclui palestras, pôsteres, visitas guiadas, bem como tutoriais sobre os experimentos realizados, demonstrações sobre o controle dos aceleradores, análises de dados e simulações. Inscrições até 15/4.

• 14 a 25/10. CNPEM, Campinas-SP.

Influência de um Curso de Formação Continuada no Desenvolvimento Profissional Docente para a Transferibilidade de Competências do PCK

DAIANE BEATRIZ SANTANA DOS SANTOS | Doutorado em Ensino de Química
Comissão Julgadora: Professores Carmen Fernandez - Orientadora (IQ-USP), Célio da Silveira Junior (UFMG), Leila Inês F. Freire (UEPG), Robson M. Novais (UFABC) e Aroldo N. Silva (UFPR).

• 19/02, 2ª feira, 14h. Para assistir, contate cpgi@if.usp.br

Propriedades termodinâmicas de condensados de Bose-Einstein confinados utilizando a abordagem canônica recursiva

JONATA SANTOS SOARES | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores Arnaldo Gammal (Orientador) - IFUSP, Mônica A. Caracanhas - IFSC/USP e Aristeu R. P. Lima - UNILAB.

• 20/02, 3ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Termodinâmica e eficiência de sistemas coletivos

FELIPE HAWTHORNE GOMES DA COSTA | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores Carlos E. Fiore dos Santos (Orientador) - IFUSP, Jeferson J. Arenzon - UFRGS e Lucimara S. Roman - UFPR.

• 22/02, 5ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Educação ambiental nas licenciaturas do IFSP: Ambientalização curricular, formação e compromisso socioambiental

PAULO BUENO GUERRA | Doutorado em Ensino de Biologia.
Programa DINTER. Comissão Julgadora: Professores Rosana Louro Ferreira Silva - Orientadora (IB-USP), Andréia do Rozário (IFES), Valéria S. Dias (IF-USP), Artarxerxes T. T. Modesto (IFSP) e Paulo Ernesto D. Rocha (IB-USP).

• 22/02, 5ª feira, 14h. Ed. Principal, Auditório César Lattes.

CONCURSO DOCENTE nas áreas de Teoria Quântica de Campos ou Teoria de Cordas e Física Matemática
PÓS-DOC / Teoria - Íons Pesados | IFUSP
PÓS-DOC / Física de Materiais | IFUSP

Outras Instituições e Empresas