nº 2 / 2024

Boletim Informativo do Instituto de Física USP. 09/02 a 16/02 | Ano 43 #02

IF nos 90 anos da USP - Livro

A diretoria anuncia esta nova ação de divulgação do Instituto e convida todos os grupos a colaborarem com um texto sobre seus trabalhos de pesquisa. Acesse para verificar os parâmetros de redação. Prazo para envio é 29/02.

Lançamento de "Bases do Eletromagnetismo 2 - Ondas e Relatividade"

Já está disponível pela EDUSP o segundo volume da obra "Bases do Eletromagnetismo", dos autores Maria José Bechara, José Luciano Miranda Duarte, Manoel Robilotta e Suzana Salem.

Sao Paulo School of Advanced Science on Quantum Materials

Reta final para realizar a inscrição no evento! Com a presença confirmada de pesquisadores de renome da área de "Quantum Materials", evento será realizado no IFUSP, sob a coordenação geral do Prof. Gustavo Dalpian. Há financiamento disponível para a vinda de estudantes do Brasil e exterior. Inscrições até 25/02.

• 15 a 25/07/24, no IFUSP.

Funcionários IFUSP: chegadas e partidas

Nos despedimos dos colegas que encerram seus vínculos conosco e damos boas-vindas a quem chega: - Aposentou-se Cibele Tralci, da Biblioteca, após 13 anos de trabalho conosco; - Recepcionamos Alfredo Duarte, em transferência do IQ, atuando agora junto ao Grupo de Fluidos Complexos na FEP.

Banca de Heteroidentificação | Representantes IFUSP

Convidamos todos os membros da comunidade IFUSP (docentes, discentes e funcionários) a participarem da banca local de heteroidentificação (e/ou recursal), visando, entre outras ações, o apoio aos processos seletivos e concursos em andamento. Escrevam para a Assistência Acadêmica ataac@if.usp.br.

Curso de Verão 2024

Organizada pela Comissão de Pesquisa, já está disponível a programação do Curso de Verão de 2024. O curso é presencial mas as palestras podem ser acompanhadas livremente pela internet.

• 19 a 23/2, no Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP.

■ EVENTOS & CURSOS

Palestras de Divulgação Científica no Simpósio de 12 anos do ICTP SAIFR

O Simpósio terá palestrantes ilustres realizando apresentações acessíveis a todos os interessados. Temas: “A nova onda de tecnologias quânticas e o Brasil”, com o Prof. Paulo Nussenzveig (PRPI e IF USP); "Sirius" , com o Prof. Harry Westfahl jr. (LNLS) e “My bucket list” (“Minha lista de desejos”), com o ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2004, David Gross.

• 18/2, domingo, a partir das 14h. Atividades no IFT Unesp com transmissão ao vivo pelo YouTube.

English@USP

O projeto oferece cursos gratuitos e com exclusividade para alunos e colaboradores USP. Neste semestre, ainda há vagas para os cursos "Focus on Reading" e "Focus on Listening". Vagas limitadas! Inscrições pelo site.

■ COMUNICADO

Interdição e Reforma | Auditórios Gleb Wataghin e Giusepe Occhialini

Informamos à comunidade os dois auditórios interditados aguardando obras de reparos: Giuseppe Occhialini e o Gleb Wataghin. Ambos apresentaram infiltração de água, ameaçando o desprendimento do forro, devido às ocasiões de chuva no fim de 2023 e na última semana.

CONCURSO DOCENTE nas áreas de Teoria Quântica de Campos ou Teoria de Cordas e Física Matemática
PÓS-DOC / Teoria - Íons Pesados | IFUSP
PÓS-DOC / Física de Materiais | IFUSP

Outras Instituições e Empresas