nº 41 / 2023

■ AVISO BIFUSP

Boas Festas!

Este é o último BIFUSP de 2023: o boletim retorna em fevereiro. Obrigado a todos pela parceria e boas festas!

Pró-Reitoria de Pós-Graduação divulga vencedores do Prêmio Tese Destaque USP

Orientada pelo Prof. Carlos Fiore, a tese do doutor Pedro Eduardo Harunari recebeu Menção Honrosa na área de Ciências Exatas e da Terra.

Etapa Internacional do SIICUSP

Parabenizamos os 11 graduandos IFUSP classificados para a etapa internacional do Simpósio! E nossas boas-vindas e boa sorte às 4 estudantes de pré-IC que também apresentarão trabalhos nessa fase.

Morre o físico e educador Ennio Candotti, ícone da ciência brasileira

Formado pelo Instituto de Física da USP em 1964, Candotti foi professor na UFRJ de 1974 a 1996 e se destacou como presidente da SBPC por quatro mandatos.

Calendário da Pós-Graduação

A Comissão de Pós-Graduação já disponibilizou seu calendário para o 1º semestre de 2024 e orientações gerais para os estudantes.

Estratégias de Saúde Mental no IF

Grupo de Promoção de Saúde Mental com os psicólogos Ana Laura Batista e Mauro Mathias. Aberto a toda a comunidade IFUSP.

• 19/12, 3ª feira, 16h. Ed. Principal, Sala 2017.

Sao Paulo School of Advanced Science on Quantum Materials

Com a presença confirmada de pesquisadores de renome da área de "Quantum Materials", evento oferece financiamento para a vinda de estudantes do Brasil e exterior. Inscrições abertas!

• 15 a 25/07/24, no IFUSP.

■ ARTIGOS RECENTES

Precursor region with full phonon softening above the charge-density-wave phase transition in 2H-TaSe2

Dos autores Xingchen Shen, Rolf Heid, Roland Hott, Amir-Abbas Haghighirad, Björn Salzmann, Marli dos Reis Cantarino, Claude Monney, Ayman H. Said, Mehdi Frachet, Bridget Murphy, Kai Rossnagel, Stephan Rosenkranz e Frank Weber.
Em Nature Communications - Publicado em 10/11/23.

Observation of interplay between phonon chirality and electronic band topology

Dos Autores Felix G. G. Hernandez, Andrey Baydin, Swati Chaudhary, Fuyang Tay, Ikufumi Katayama, Jun Takeda, Hiroyuki Nojiri, Anderson K. Okazaki, Paulo H. O. Rappl, Eduardo Abramof, Martin Rodriguez-Vega, Gregory A. Fiete e Junichiro Kono.
Em Science Advances - Publicado em 15/12/23.

Estrutura eletrônica do candidato a semimetal topológico ZrTe2

PEDRO HENRIQUE ARANTES MOYA | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores Fernando Assis Garcia (Orientador) - IFUSP, Abner de Siervo - UNICAMP e Helena Bragança - UNB.

• 15/12, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

As Enigmáticas Teorias da Luz: Uma Possibilidade da Inserção de Tópicos da Física Moderna no Ensino Médio

MATHEUS DE OLIVEIRA LOUZADA | Mestrado em Ensino de Física.
Comissão Julgadora: Professores Jesuina L. A. Pacca - Orientadora (IF-USP), Nelson Barrelo Jr. (UFF) e Nilson Marcos D. Garcia (UTFPR).

• 18/12, 2ª feira, 14h. Ed. Principal, Auditório Gleb Wataghin.

Transferência Interna USP

Editais de diversas Unidades USP já estão disponíveis para os procedimentos de transferência interna.

CONCURSO DOCENTE nas áreas de Física Experimental Matéria Mole, Biofísica, Teoria Quântica de Campos ou Teoria de Cordas e Física Matemática.
MESTRADO e DOUTORADO / Desenvolv. Detectores LHC | HEPIC - IFUSP.
• MESTRADO e DOUTORADO / Teoria, Experimento e Análise de Dados no Low-temperature Detector Group for Dark Matter, Neutrino and Rare Nuclear Decays.

Outras Oportunidades
TRANSFERÊNCIAS INTERNAS USP 2024
• PÓS-DOC / Criomicroscopia eletrônica | LNNano CNPEM
• GERENTE CIENTÍFICO / Eventos Acadêmicos | ICTP SAIFR
• ESTÁGIO / Diversas áreas | Adidas
• ESTÁGIO / Física - Apoio Ensino Básico | (via Nube)
• ESTÁGIO / Apoio educacional | Atos
• PÓS DOC / Astrofísica estelar, extragaláctica ou cosmologia observacional | Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
• CONCURSO Institutos Federais / Pesquisador e Tecnologista

Pelletron em busca de parcerias

REVISTA FAPESP | Ed. 334, dez. 2023.
Artigo da seção Memória da Revista FAPESP em homenagem aos 50 anos do Pelletron. Participação de pesquisadores do DFN.

Brasil ganha "prêmio" na COP-28: o fóssil do dia

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS | 5/12
Artigo do pesquisador Paulo Artaxo para a Academia Brasileira de Ciências.

O Brasil deve ser protagonista no combate à crise climática no mundo

JORNAL DA USP | 6/12 e OLHAR DIGITAL | 8/12
Participação do Prof. Paulo Artaxo.

A diversidade de trajetórias e pesquisas de pós-doutorandos negros da USP

JORNAL DA USP | 7/12
Participação de Max da Silva Ferreira, pós-doutor no grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica do IFUSP.

Presidente do CNPq recebe grau de Dr. Honoris Causa pela Universidade de Lisboa

MUNDO LUSÍADA | 8/12
Professor Ricardo Galvão é homenageado na Universidade de Lisboa.

Ar-condicionado caseiro funciona? Cientista dá dicas para enfrentar calor

CNN BRASIL | 8/12
Participação do físico Claudio Furukawa.