nº 38 / 2023

Nota de Pesar

Os Pró-Reitores de Pesquisa e Inovação e Inclusão e Pertencimento assinam, em conjunto com a diretora do IF, nota de pesar sobre a perda recente de estudantes do Instituto.

Victor de Oliveira Rivelles

Texto do Professor João Carlos Alves Barata sobre o falecido colega de Departamento.

Sao Paulo School of Advanced Science on Quantum Materials

Com a presença confirmada de pesquisadores de renome da área de "Quantum Materials", evento será realizado no IFUSP, sob a coordenação geral do Prof. Gustavo Dalpian. Há financiamento disponível para a vinda de estudantes do Brasil e exterior.
Inscrições serão abertas em 11/12.

• 15 a 25/07/24, no IFUSP.

Apresentação do Coral Physicantus

Convidamos todos a prestigiar a próxima apresentação do Coral Physicantus, sob a regência do Maestro Munir Sabag.

[Edit 27/11] A data do evento foi alterada a pedido da organização.
• 06/12, 4ª feira, 13h. Lanchonete da Física

Estudos de caso convencionais e interrompidos na constituição de um grupo de pesquisa em educação em química

Seminários 50 anos do PIEC com a Profª Salete Linhares de Queiroz (IQSC-USP).

• 28/11, 3ª feira, 16h. Auditório Adma Jafet c/ transmissão ao vivo.

The observer-dependence of the Hubble parameter: a covariant perspective

Colóquio do DFMA com Jessica Santiago (Univ. Thessaloniki - Grécia e Univ. Nacional de Taiwan)

• 29/11, 4ª feira, 16h. Sala Jayme Tiomno.

The Flow of Entropy in Solids

Minicurso com o Prof. Kamran Behnia (CNRS). Oferecido à Pós-Graduação, mas graduandos e graduandas são encorajados a se inscreverem como Aluno Especial. Ouvintes podem acompanhar o conteúdo via Zoom.

• 04, 06 e 07/12. Ed. Principal, Auditório Marcello Damy.

■ ARTIGOS RECENTES

Experimentally determined leaflet–leaflet phase diagram of an asymmetric lipid bilayer

Dos autores Thais A. Enoki e Frederick A. Heberle.
Em Proceedings of the National Academy of Sciences of the Unites States of America - PNAS | Vol. 120, nº 46, 8/11/23

■ EVENTOS e CURSOS

Neurodiversidade na Universidade

Mesa Redonda (IB USP) com os professores César Nunes e Silvano Furtado.

• 30/11, 5ª feira, 13h. IB USP, Auditório Geral da Zoologia | Anfiteatro Sergio Vanin.

Hands-on: Pytorch and Graph Neural Networks Tutorial

Evento AI in Astronomy (IAG) com Natalí de Santi (Doutoranda IFUSP).
Vagas limitadas: inscreva-se pelo formulário.

• 30/11 e 01/12, 13h. IAG Informatics Laboratory, IAG.

Prêmios Nobel falam sobre Física Quântica com átomos e íons

O IFSC USP recebe os laureados David J. Wineland (University of Oregon) e William D. Phillips (University of Maryland) para as apresentações respectivas de "Íons aprisionados: da metrologia à computação quântica" e "Física Quântica com átomos frios".

• 05 e 06/12. São Carlos, IFSC USP, Aud. Sérgio Mascarenhas.

V Escola de Verão de Física de Curitiba

A programação inclui minicursos, seminários, posters e visita aos laboratórios. Inscrições até 15/12.

• 05 a 09/02/24. Curitiba, UFPR, Depto. Física.

Dinâmica de fluidos em modelos de rede de poros: aplicações usando o Método de Redes de Boltzmann

VLADIVOSTOK FRANZ SUXO MAMANI | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Caetano R. Miranda (Orientador) – IFUSP, Adriano M. Alencar – IFUSP, Rafael S. Gioria – EPUSP, Luís Fernando M. Franco – UNICAMP e Rodrigo Surmas – CENPES (Petrobras).

• 28/11, 3ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

A Codocência em escola inovadora: questões enfrentadas pelos docentes

RODOLPHO LIMA LEITE | Mestrado em Ensino de Física
Comissão Julgadora: Professores André Machado Rodrigues - Orientador (IF-USP), Glauco S. F. Silva (CEFET) e Valentim da Silva (UFPR).

• 1º/12, 6ª feira, 14h30. Online. Para acesso, entre em contato com cpgi@if.usp.br

Chamada Comunicar Ciência

A iniciativa prevê a concessão de Bolsas de JC-I para estudantes de graduação vinculados a universidades e instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas do estado de São Paulo, para atuar na divulgação científica de projetos.
Prazo para recebimento de propostas: 22/01/24.

7ª chamada pública de apoio à ciência do Serrapilheira

A chamada vai contemplar  entre 10 e 30  jovens cientistas em início de carreira com dotações entre 200 mil reais e 700 mil reais distribuídos ao longo de cinco anos. Projetos ousados e inovadores são o foco desta chamada. Prazo de envio das pré-propostas: 25/01/24.

CONCURSO DOCENTE / Física Experimental Matéria Mole

CONCURSO DOCENTE / Biofísica

Outras Oportunidades

TRANSFERÊNCIAS INTERNAS USP
PESQUISADOR PÓS-DOC / Diversas áreas | ICTP-SAIFR
Trainee em Eletrofisiologia | Abbott
Prog. ESTÁGIO / Diversas áreas | Vivo
PÓS DOC / Astrofísica estelar, extragaláctica ou cosmologia observacional | Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
PESQUISADOR / Escola de Ciência | ILUM / CNPEM
ESTÁGIO / Apoio Física para Ed. Básica | (via Nube)
ESTÁGIO / Apoio Física para Ensino Médio | (via Nube)
IC / Bioinformática | IQ USP

Várias cidades deverão registrar as maiores temperaturas do ano nesta quinta-feira (16)

JORNAL HOJE | 16/11
Prof. Otaviano Helene ajuda a esclarecer as dificuldades no funcionamento do corpo humano no contexto das alta temperaturas.

Dados do James Webb desafiam a cosmologia

FOLHA DE S. PAULO | 21/11
Observações do telescópio acirram debate sobre a formação de galáxias e a velocidade de expansão do Universo. Com a participação do Prof. Gustavo Burdman.

Com participação do Brasil, novo mapa 3D do Universo poderá responder questões fundamentais da cosmologia

THE CONVERSATION | 22/11
Artigo de divulgação do Prof. Raul Abramo sobre o experimento J-PAS.