nº 35 / 2023

■ AVISO BIFUSP

Feriado Finados

Atenção comunidade: não haverá BIFUSP na próxima semana em virtude do feriado de 02 de novembro. O boletim voltará apenas em 10/11.

USP recebe cinco estrelas em 116 cursos de graduação no “Guia da Faculdade 2023"

A USP é a instituição com o maior número de cursos de graduação avaliados como excelentes em todo o País, segundo o Guia da Faculdade 2023. Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física do IFUSP foram contemplados com a nota máxima da avaliação.

Coletivo Autista da USP lança guia com práticas inclusivas voltado para professores e funcionários

O material traz conceitos sobre o tema, desmistifica algumas crenças comuns e ajuda a orientar a comunidade de servidores a fim de aprimorarmos o acolhimento desta população.

Questionário sobre Salas de Estudos no IF para estudantes de graduação e Pós-Graduação

Colabore com a pesquisa sobre os ambientes dedicados ao estudo no IF. As respostas nos ajudarão a entender melhor suas necessidades e aprimorar as condições de estudo para todos. O questionário é curto e anônimo.

Eleição no Departamento de Física Experimental

Em 18/10, foram eleitos os Profs. Marcelo Martinelli e Fernando T.C.Brandt, respectivamente Chefe e Vice-chefe do DFEP, para um mandato de dois anos a partir de 01/11/23.

■ COLÓQUIO

Física nuclear nas estrelas: por que alguns núcleos são mais importantes que outros

Em nosso próximo colóquio receberemos o Prof. Valdir Guimarães (FGE / IFUSP) para falar sobre como a física nuclear atua para o entendimento da síntese dos elementos e na evolução das estrelas e como alguns desses núcleos desempenham um papel mais relevante e importante nesse processo.

• 09/11, 5ª feira, 16h. Auditório Gleb Wataghin.

Cosmology with gravitational lensing of the Cosmic Microwave Background

Colóquio do DFMA com o Prof. Louis Legrand - IFT/UNESP.

• 27/10, 6ª feira, 16h. Ed. Principal, sala Jayme Tiomno.

• 01/11, 4ª feira, 13h. Ed. Principal, Aud. Gleb Wataghin.

■ ARTIGOS RECENTES

Powerful ordered collective heat engines

Dos autores Fernando S. Filho, Gustavo A. L. Forão, Daniel M. Busiello, B. Cleuren e Carlos E. Fiore.
Em Physical Review Research (APS Journals), 5, 043067, publicado em 20/10/23.

Numerical exploration of the aging effects in spin systemss

Dos autores Roberto da Silva, Tânia Tomé e Mário J. de Oliveira.
Em Physics Letters A (Elsevier), Volume 489, 28 Nov. 2023, 129148.

■ EVENTOS e CURSOS

High field ultrafast science and technology at ELI-ALPS: the opportunities

A apresentação de pesquisas e oportunidades de colaboração pelo com o ELI-ALPS será proferida pelo cientista Subhendu Kahaly na sala de Seminários do Centro de Lasers e Aplicações (CELAP) do IPEN-CNEN.

• 31/10, 3ª feira, 14h30.

Emoções nas Relações Interpessoais de Educadores: um olhar para a pandemia à luz da Biologia do Amar

BEATRIZ MARIA SANTOS MACEDO | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professoras Maria Elena Infante Malachias - Orientadora (EACH-USP), Magda M. Pechliye (UPM) e Ana Maria S. Gouw (EACH-USP).

• 10/11, 6ª feira, 09h. Ed. Principal, sala 2007.

Pós-Graduação em Geofísica Espacial no INPE

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Geofísica Espacial estão abertas até 31 de outubro.Há bolsas CAPES e CNPq disponíveis para os candidatos mais qualificados.

CONCURSO DOCENTE / Física Experimental Matéria Mole

Outras Oportunidades

ESTÁGIOS / Apoio Escolar | (via NUBE)
PÓS DOC e TT / Tecnologias Quânticas | UFSCar
Prog. ESTÁGIO / Diversas áreas | Pirelli, Alma Sírio Libanês, LANXESS
ESTÁGIO Doutorandos / Computação Quântica | IBM
CONCURSO / Física e Física Médica | Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH
BOLSA / Gestão Inovação | PRPI USP
CONCURSO Institutos Federais / Pesquisador e Tecnologista

Contra negacionismos, livro defende a confiança nas ciências

JORNAL DA USP | 20/10
Organizada pelo professor do Instituto de Física da USP Ivã Gurgel, coletânea traz reflexões sobre o conhecimento científico diante do crescimento de movimentos anticiência.

Com participação brasileira, começa a ser produzido o maior mapa 3D do Universo

JORNAL DA USP | 20/10
Em uma década, por meio das observações do projeto Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey (J-PAS), serão mapeadas centenas de milhões de galáxias e estrelas. Participação do Prof. Raul Abramo.

Entenda as causas da seca extrema na amazônia

RADAR AMAZÔNICO | 21/10
Prof. Paulo Artaxo comenta os três fatores principais apontados como causas para a seca extrema no estado amazônico.