nº 34 / 2023

Mensagem da Diretoria sobre a greve

Estamos vivendo no IFUSP, e na USP, uma greve estudantil que fez com que a maioria das aulas de graduação e pós-graduação ficassem suspensas nas últimas quase 4 semanas. Esse movimento não passou despercebido e evidencia fortemente a necessidade de construir pontes para um diálogo mais efetivo e construtivo na nossa comunidade. Contudo, agora é o momento de traçar um caminho em busca de soluções efetivas para a situação em que nos encontramos. (Acesse a mensagem completa no site).

Ranking internacional de impacto tem mais de 200 cientistas da USP em destaque

Publicada em 04/10, a edição 2023 da Updated science-wide author databases of standardized citation indicators traz levantamentos sobre o impacto das pesquisas ao longo da carreira ou impacto específico em anos anteriores (até 2022). Parabenizamos aos pesquisadores do IF mencionados.

Trabalhos do Grupo de Dosimetria das Radiações do IFUSP são premiados no maior encontro de Ciências dos Materiais do país

O SBPMat é o mais prestigiado congresso de pesquisa em Ciência dos Materiais no Brasil. Na edição deste ano, foram premiados dois trabalhos desenvolvidos no Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica, de estudantes orientados pelo Prof. Neilo Trindade.

Workshop Oportunidades de Pesquisa em Tecnologia Nuclear

Evento busca apresentar a alunos, pesquisadores e demais representantes da sociedade os diversos projetos em desenvolvimento pela POLI, IFUSP e IPEN, além das perspectivas para pesquisas em Tecnologia Nuclear. Entre os organizadores, destacamos o pesquisador do IF, Prof. Gustavo P. Canal. Inscrições pelo site.

• 25/10, 4ª feira. IPEN, Auditório Prof. Dr. Rômulo Ribeiro Pieroni (Prof. Lineu Prestes, 2.242).

31º SIICUSP

Já está disponível a programação do SIICUSP no Instituto de Física. Acesse para conferir as seções, organizadas pelos nomes dos estudantes.

• 23 a 25/10. Auditório Abrahão de Moraes.

■ AGENDA IFUSP

As Novas Máquinas Quânticas

Física para Todos com o Prof. Marcelo Martinelli (IFUSP).

• 21/10, sábado, 14h. CCSP - Auditório Adoniran Barbosa

Cosmology with gravitational lensing of the Cosmic Microwave Background

Colóquio do DFMA com o Prof. Louis Legrand - IFT/UNESP.

• 27/10, 6ª feira, 16h. Ed. Principal, sala Jayme Tiomno.

■ ARTIGOS RECENTES

Search for 22Na in novae supported by a novel method for measuring femtosecond nuclear lifetimes

Dos autores Chloé Fougères, François O. Santos, Jordi José, Caterina Michelagnoli, Emmanuel Clément, Yung Hee Kim, Antoine Lemasson, Valdir Guimarães et al. Em Nature Communications.

Theoretical study of the absorption and emission spectra of 1,2-Bis(9-anthryl)acetylene in cyclohexane and acetonitrile

Dos autores Vinícius Manzoni, Yoelvis Orozco-Gonzalez, Jorge Peon e Sylvio Canuto. Em Chemical Physics Letters (volume 830, Nov. 2023, 140775, CAPA)

An Unexpected Driving Force for Lipid Order Appears in Asymmetric Lipid Bilayers

Dos autores Gerald W. Feigenson, Juyang Huang e Thais A. Enoki. Em Journal of the American Chemical Society / ACS Publications (volume 145, n. 40, CAPA).

■ EVENTOS e CURSOS

Investigação geofísica na Cratera de Colônia, cidade de São Paulo

Por dentro da Geofísica com o Prof. Renato Luiz Prado (IAG-USP).

• 24/10, 3ª feira, 12h. IAG USP, Bloco G, Auditório "Prof. Dr. Paulo Benevides Soares" com transmissão ao vivo.

Estudo teórico de oligômeros de tiofeno para fotovoltaicos: tiofeno-furano para filmes e tiofeno cianoacrilado como sensitizador de ZnO

VINÍCIUS ALVES BASTOS | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores Marília J. Caldas – IFUSP, Rodrigo B. Capaz – LNNano e Ivan H. Bechtold – UFSC.

• 20/10, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

O uso de varredura Z para a determinação do DNA LIVRE CIRCULANTE como fator prognóstico no câncer gástrico

LUIZ HENRIQUE DA SILVA | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professoras Sarah Isabel P. M. N. Alves (Orientadora) - IFUSP/UNIFESP, Juliana Pereira - FMUSP, Ligia A. Azzalis - UNIFESP, Leila T. Thieghi - UNIFESP e Marcia Fantini - IFUSP.

• 26/10, 5ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

■ OPORTUNIDADES

FAPESP e Baylat vão apoiar novos workshops em São Paulo e na Baviera

Propostas de reuniões científicas em todas as áreas do conhecimento podem ser encaminhadas até 20/11 pelo SAGe.

Esta semana destacamos os concursos para os institutos de pesquisa federais ligados ao MCTI. Acesse as informações pelo mural.

No IFUSP
CONCURSO DOCENTE / Física Experimental Matéria Mole

Outras Oportunidades

CONCURSO Institutos Federais / Pesquisador e Tecnologista | Diversas unidades do MCTI
Prog. ESTÁGIO / Diversas áreas | Alma Sírio-Libanês, VR, Editora Globo, Gol, Danone e LANXESS
ESTÁGIO / Física para Fund II e Ens Médio | Escola da Vila
CONCURSO / Física e Física Médica | Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH
BOLSA / Gestão Inovação | PRPI USP
CONCURSO DOCENTE / Física experimental | Instituto de Física (UFG)

Pesquisa inédita mostra como fica o fio, em escala molecular, após progressiva e descoloração

RÁDIO ITATIAIA | 07/10
O veículo repercute o trabalho realizado pelos pesquisadores do Grupo de Fluidos Complexos do IFUSP.

Radioatividade: Solução ou Problema?

Hiperconectado TV CULTURA | 11/10
O programa de divulgação científica, apresentado por Átila Iamarino, mergulha no tema e conta com a participação do Prof. Neilo Trindade, do IFUSP.