nº 31 / 2023

IFUSP na Cerimônia de Diplomação dos Novos Membros e Posse da Nova Diretoria da ACIESP

Na cerimônia em 14/09, foram diplomados 22 novos membros, sendo 5 Afiliados e 17 Titulares, representando as 10 áreas da ACIESP. Em "Ciências Físicas", dois novos Membros Titulares foram reconhecidos, ambos pesquisadores do IFUSP: o Professor Iberê Caldas e a Diretora do Instituto, Profª Kaline Coutinho.

Prêmio José Leite Lopes 2023 anuncia as melhores teses de doutorado em Física

O IFUSP congratula os autores laureados! Pedro E. Harunari, orientado pelo Prof. Carlos Fiore, com a melhor tese de Física Estatística e Computacional; Álvaro Montaña Guerrero, orientado pelo Prof. Marcelo Martinelli, recebeu menção honrosa na categoria de Ótica e Fotônica. Clique para acessar as teses premiadas na íntegra.

Encontro da Licenciatura em Física 2023 - Apresentação de Trabalhos

Foi prorrogado o prazo para submissão de trabalhos no VII Encontro da Licenciatura em Física: inscrições até 25/09. Em breve, mais informações sobre a programação.

• 16 a 20/10. Presencial no IFUSP.

6º Torneio Brasileiro de Físicos | Time USP

Graduandos ou mestrandos USP interessados em problemas desafiadores em física podem fazer parte do time. Trata-se de uma ótima oportunidade para aprender tópicos mais avançados, tanto experimentais quanto teóricos e computacionais, aprimorar o trabalho em equipe, capacidade argumentativa e até fazer novos amigos.

■ COLÓQUIO

The International Particle Physics Outreach Group - Engaging the world with science

Na próxima semana, receberemos o pesquisador Steven Goldfarb para falar do IPPOG - International Particle Physics Outreach Group, que coordena ações variadas de divulgação científica na área de física de partículas pelo mundo. Responsável, por exemplo, pelo evento "Masterclasses" em física de partículas, realizado anualmente pelo IFUSP.

• 28/09, 5ª feira, 16h. Auditório Gleb Wataghin.

■ EVENTOS e CURSOS

1ª Semana Internacional de Filosofia da Física e da Cosmologia

Direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação em Física, Cosmologia, Filosofia e afins, o evento é organozado por 8 instituições do Brasil e do exterior. A programação variada trará diversos convidados proeminentes, como Roger Penrose, Nobel de Física de 2020. Temas apresentados incluem fundamentos de mecânica quântica, modelos cosmológicos, astrobiologia etc.

• 26 a 29/09. Evento híbrido.

Why We Animals Sing

Colóquio ICTP SAIFR com o Prof. Brian D. Farrell (Dept. of Organismic and Evolutionary Biology, Harvard University)

• 27/09, 4ª feira, 14h. Auditório IFT-UNESP, com transmissão ao vivo.

Conversas sobre Complexidade

Série de eventos quinzenais do IEA conta com a participação de pesquisadores das áreas de física, biologia, filosofia da ciência, semiótica, biologia e lógica.

• 28/09 a 07/12, 15h. Online na página de transmissões do IEA.

O sistema Λnn em Teoria de Campos Efetiva

BRENO AGATÃO GARCIA | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores Renato Higa (Orientador) - IFUSP, Diogo Rodrigues Boito - IFSC/USP e Tobias Frederico - ITA.

• 27/09, 4ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Estudo da abundância de relíquia de matéria escura em modelos com fóton escuro

FERNANDA LIMA MATOS | Mestrado
Comissão Julgadora: Professores Enrico Bertuzzo (IFUSP), Rogério Rosenfeld (IFT-UNESP) e Andre Lessa (UFABC).

• 29/09, 6ª feira, 9h. Online. Para acesso, escreva para bancasif@usp.br.

USP, Unesp e Unicamp lançam edital para apoiar projetos de cultura e extensão universitária

Serão investidos até R$ 1 milhão, sendo R$ 100 mil o valor máximo para cada proposta. O período de desenvolvimento dos projetos aprovados começará em janeiro de 2024. Pré-inscrições até domingo, 24/9 pelo sistema Apolo.

CONCURSO DOCENTE / Física Médica
CONCURSO DOCENTE / Física Experimental Matéria Mole

Outras Oportunidades

TREIN. TÉCNICO / Simulação Computacional | Multiscale Solutions
Prog. TRAINEE/ Diversas áreas | Rede D'Or, Ambev, Nestlé
Prog. ESTÁGIO / Diversas áreas | Porto, Ambev, Coca-Cola, BASF, Suzano,
MESTRADO / Biofísica Molecular | IFSC USP
PÓS DOC / Física (diversas áreas) | IFGW Unicamp
CONSULTOR / Pesquisa aplicada para sistemas e modelos de riscos | IEL e Bradesco
ESTÁGIO / Negociação FIC
IC / Física de Materiais | Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)
AUXILIAR DE LABORATÓRIO / Física Nuclear | Sievert Laboratório e Serviços Ambientais
ANALISTA DE MERCADO DE ENERGIA | Aurora Energy Research
ESTÁGIO / Apoio Escolar | Personal Vestibulares
CONCURSO DOCENTE / Física experimental | Instituto de Física (UFG)
Data Término Inscrição: 31/10/2023
CONCURSO DOCENTE / Energia e Ambiente | IEE USP

Podcast: o que a onda de calor no inverno no Brasil tem a ver com a crise climática

Podcast Folha Café da manhã | 19/09
O podcast entrevista Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e membro do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).