nº 24 / 2023

Recesso de inverno do BIFUSP

Eis nossa última edição do boletim do primeiro semestre! Voltaremos em 11/08.

Departamento de Física Aplicada | Nova chefia

Congratulamos a próxima gestão do Departamento de Física Aplicada!
Após eleição realizada em 02/07, anunciamos como chefe de departamento o Profº Sérgio Luiz Morelhão e a Profª Rosangela Itri, como sua vice-chefe. O mandato é de 02 anos, contados a partir de 01/09/23.

Tecnologia do Vácuo para a Indústria 2023

O tradicional curso oferecido a profissionais da indústria pelos docentes Nilberto Medina e Helcio Onusic abre nova turma após um hiato de 3 anos. Últimos dias para se inscrever!

31º SIICUSP | Edital disponível

Acesse o edital do 31º SIICUSP. As inscrições para o Simpósio estarão abertas de 14/08 a 11/09. Os eventos da primeira etapa deverão ser realizados entre 18/09 e 17/11. Aguardem a definição das datas da edição do IFUSP pela Comissão de Pesquisa e Inovação.

1ª Escola de Inverno de Energia da ABCM

O evento é direcionado para graduandos e pesquisadores em busca de uma formação rápida sobre fontes de energia: biomassa, solar, eólica e hidrogênio, bem como seu armazenamento. A ideia é visa discutir e difundir as tecnologias das novas formas de energia e o potencial do Brasil de se estabelecer como referência mundial do uso das energias renováveis.

• 24 a 28/07. POLI USP.

INFIERI 2023 | 7th International Summer School on INtelligent signal processing for FrontIEr Research and Industry

Além de aulas teóricas, a escola oferecerá atividades "hands-on" em laboratórios dentro e fora do campus. Dentre os palestrantes, destacamos os pesquisadores do IFUSP Gustavo Burdaman, Gustavo Canal e Paulo Nussenzveig, além das oficinas no Laboratório de Plasmas e do Peleltron, do IFUSP.

• 28/08 a 10/09. Diversas unidades do campus Butantã e IPEN, São Paulo.

IV Encontro de Educadores de Ciências

O evento busca reunir professores da Educação Básica, pesquisadores e estudantes que cursam Licenciatura em Química, Física, Biologia e Ciências da Natureza, para um exercício de socialização e análise de experiências e estudos vinculados à Educação em Ciências Naturais em diferentes níveis e modalidades. Submissão de trabalhos até 24/07.

• 22 e 23/09. Centro de Divulgação Científica e Cultural USP, São Carlos.

Sistema de imagem de grande área, sensível à energia, para fluorescência de raios-X baseado em detectores GEM

GEOVANE GROSSI ARAÚJO DE SOUZA | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Marco Bregant (Orientador) - IFUSP, Marcia A. Rizzutto - IFUSP, Bruno C. S. Sanches - EPUSP, Edmilson José T. Manganote - UNICAMP, João Filipe C. A. Veloso - Universidade de Aveiro (Portugal).

• 19/07, 4ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Argumentação na educação em química: estado da arte utilizando a literatura estrangeira como um contraponto aos resultados existentes no Brasil

ADRIELE RIBEIRO DOS SANTOS LAMIM | Doutorado em Ensino de Ciências.
Comissão Julgadora: Professoras Salete L. Queiroz - Orientadora (IQSC-USP), Maria Eunice R. Marcondes (IQ-USP), Camila G. Passos (UFRGS), Adjane C. Tourinho e Silva (UFS) e Danusa Munford (UFABC).

• 19/07, 4ª feira, 14h. Contate cpgi@if.usp.br

Elaboração e avaliação de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem sobre Raios Cósmicos: Proposições e Reflexões

JOÃO PEDRO GHIDINI DA SILVA | Mestrado em Ensino de Ciências.
Comissão Julgadora: Marcelo G. Munhoz - Orientador (IFUSP), Prof. Dr. Alexandre Bagdonas Henrique (UFLA) e Fabiana B. Kneubil (IEFC).

• 26/07, 4ª feira, 14h. Ed. Principal, Auditório Marcello Damy.

Cobertura de pontos quânticos de InAs pela técnica de epitaxia por migração aumentada

VICTOR MANUEL ORLANDO CURBELO | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores Alain A. Quivy - IFUSP, Ronaldo D. Mansano - EPUSP e Anderson K. Okazaki - CNPEM/LNNano.

• 28/07, 6ª feira, 9h. Ed. Principal, sala 2006.

BNCC e Currículo Paulista: a construção curricular e o Novo Ensino Médio em escolas básicas de São Paulo

ANIKE ARAUJO ARNAUD | Doutorado em Ensino de Ciências.
Comissão Julgadora: Professores Carmen Fernandez - Orientadora (IQ-USP), Claudia Valentina A. Galian (FE-USP), Maria Inês F. P. S. Rosa (UNICAMP), Fernando Luiz C. Silva (UFABC) e Silvio Cesar N. Militão (UNESP).

• 28/07, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, Auditório Marcello Damy.

Controles ambientais sobre a convecção isolada na Amazônia: um estudo observacional e de modelagem numérica

LEANDRO ALEX MOREIRA VISCARDI | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Henrique M. J. Barbosa - IFUSP, Alan J. P. Calheiros - INPE, Enver Manuel A. R. Gutierrez - INPE, Alexandre L. Correia - IFUSP e Maria Assuncao F. S. Dias - IAGUSP.

• 01/08, 3ª feira, 9h. Ed. Principal, sala 2006.

Investigação da interação de proteínas modelo com líquidos iônicos e surfactantes em meio aquoso

JULIANA RAW | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Leandro R. S. Barbosa (Orientador) - IFUSP, Caetano R. Miranda - IFUSP, Thereza Amélia S. Silva - FFCLRP USP, Letícia Maria Z. Murakami - CNPEM e Juliana S. Yoneda - LNLS/CNPEM.

• 08/08, 3ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Prêmio L'Oreal-UNESCO-ABC para Mulheres na Ciência
Bolsas de R$ 50 mil para as candidatas selecionadas. Últimos dias! Inscrições abertas até 17/7.

Prêmio Péter Murányi 2024
Comissão de Pesquisa e Inovação e a diretoria do IFUSP recebem indicações ao prêmio para a 22ª edição do Prêmio, que este ano terá como foco a área “Ciência & Tecnologia”. Serão concedidos R$ 200 mil para os autores do trabalho vencedor, R$ 30 mil para o segundo colocado e R$ 20 mil para o terceiro.

Confira as vagas mais recentes e CLIQUE AQUI para mais informações..

• MESTRADO \ Física de Materiais | IFUSP & Cor.sync
Outras