nº 23 / 2023

Memórias IFUSP | Novo episódio

Novo episódio do Memórias IFUSP no ar! Conheça a trajetória da pesquisadora Márcia Fantini, do Departamento de Física Aplicada. Ouça o episódio na íntegra pelo YouTube ou acesse a playlist com todos os episódios em bit.ly/memoriasIFUSP.

Porque confiar nas ciências: Epistemologias para o nosso tempo

O livro, organizado pelo pesquisador Ivã Gurgel, é baseado num ciclo de seminários de 2020, que contou com a colaboração de pesquisadores de grande prestígio em diferentes áreas, que produziram reflexões sobre as ciências, tanto através de estudos de caso de temas atuais, como pela revisão de teses consagradas na literatura filosófica. Em breve disponível pela Editora Livraria da Física.

Logo do IFUSP | Nova versão VERTICAL

Atendendo a demandas de compatibilização do logo do IFUSP com peças de alinhamento mais vertical, disponibilizamos o novo arquivo em nossa página nas 3 versões: azul (padrão), branco (para fundos escuros) e preto (para aplicações monocromáticas). Use quando a aplicação horizontal (padrão) não for compatível.

Dipoles

Colóquio do Departamento de Física Matemática com o Prof. Enrico Bertuzzo.

• 11/07, 3ª feira, 17h. Ed. Principal, sala Jayme Tiomno.

Magnetic skyrmion materials

LQMEC Synergy com Profa. Geetha Balakrishnan (Department of Physics, University of Warwick, UK)

• 13/07, 5ª feira, 15h. Auditório Giuseppe Occhialini.

Using proton scavenging and solvent effects to modulate the NLO response of organic dyes: A QM/MM discussion

Seminário do Grupo de Física Molecular e Modelagem (FGE) com o pesquisador Rodrigo Gester.

• 14/07, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2061.

Search for solar bosonic dark matter annual modulation with COSINE-100

Da colaboração COSINE-100, a partir da pesquisa de mestrado de Luis Eduardo França, pós-graduando IFUSP. Em Physical Review D.

■ EVENTOS e CURSOS

ICTP-SAIFR Brazilian Workshop on Soft Matter

Entre os organizadores do evento, destacamos os pesquisadores do IFUSP, Antônio Figueiredo e Cristiano Oliveira. A programação preliminar de palestrantes em destaque já está disponível. Inscrições abertas até 20/08.

• 04 a 06/10. No IFT-UNESP e SIRIUS/CNPEM.

SPIE Photonics West 2024 | Quantitative Phase Imaging

Papers are solicited on biomedical optics, biophotonics methodologies, and applications in the broad area of QPI. Technology development activities are expected to advance the current state of the art in, for example: QPI methodologies, Algorithms and Imaging Processing in QPI, Deep learning and AI techniques for QPI, etc.

• 27/01 a 01/02/24. San Francisco, USA.

Estudo experimental dos perfis de dose em tomografia computadorizada

YURI NAGHIRNIAC DE STEFANI | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores Paulo Roberto Costa (Orientador) - IFUSP, Maria da Penha A. Potiens - IPEN e Ana Figueiredo Maia - UFS.

• 10/07, 2ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Procura por fast radio bursts - uma previsão para o sistema de interferometria do BINGO

GABRIEL AMÂNCIO HOERNING | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores Elcio Abdalla (Orientador) - IFUSP, Alberto Vazquez Saa - UNICAMP, Julio Cesar Fabris - UFES.

• 11/07, 3ª feira, 15h30. Ed. Principal, sala 2006.

Otimização de pontos quânticos de submonocamada de InAs/GaAs crescidos sobre GaAs(001) com uma reconstrução de superfície (2 x 4) para fotodetectores de radiação infravermelha

AHMAD AL ZEIDAN | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Alain André Quivy (Orientador) - IFUSP, Danilo Mustafa - IFUSP, Fernando J. Fonseca - EPUSP, Fernando Massa Fernandes - UERJ, Germano Maioli Penello - UFRJ.

• 13/07, 5ª feira, 09h. Ed. Principal, sala 2006.

Crenças de autoeficácia para aprender Física: pesquisa com estudantes no contexto da pandemia de covid-19

PEDRO PEUCKERT KAMPHORST LEAL DA SILVA | Mestrado em Ensino de Ciências.
Comissão Julgadora: Professoras Valéria Silva Dias - Orientadora (IF-USP), Diana Paula S. Freitas (UFPEL), Elis Regina da Costa (UFCAT).

• 13/07, 5ª feira, 13h. Pedir link de acesso para cpgi@if.usp.br

• MESTRADO \ Física de Materiais IFUSP / Cor.sync

Outras oportunidades

• Prog. ESTÁGIO / Diversas áreas | Sodexo

• Prog. ESTÁGIO / Diversas áreas | Ipiranga

• ESTÁGIO / Sala pró-aluno | IO USP

• CONCURSO DOCENTE / Energia e Ambiente | IEE USP

• ESTÁGIO / Apoio Escolar | Escola da Vila

• ESTÁGIO / Apoio Escolar | Colégio Renascença

• ESTÁGIO / Sala pró-aluno | ECA USP

• ESTÁGIO / Apoio Escolar | Colégio Arbos - Unidade Santo André

• TRAINEE / Diversas áreas | Agrotools

Mudanças climáticas globais impactam sul da Amazônia

Paulo Artaxo e Carlos Nobre comentam estudo realizado pela Universidade de Leeds, Unicamp e por outras instituições da América do Sul e da Europa.