nº 22 / 2023

Mapeamento de estudantes do IFUSP

Convidamos toda a comunidade discente a responder ao questionário! As perguntas envolvem permanência, inclusão e pertencimento e opressões experienciadas nos ambientes da Física — em especial por pessoas pertencentes a minorias. O formulário é online e anônimo e parte de PUB orientado pelo Prof. Caetano Miranda.

Mudanças no quadro de funcionários IF: chegadas e partidas

O IFUSP se despede dos colaboradores Silvio R. da Silva (vigilante), de saída para a aposentadoria e Andrea Wirkus (técnica/CPG), em transferência para a FAUUSP. Agradecemos os anos de dedicação e desejamos felicidade no próximo ciclo! Nossas boas-vindas à Maria Izabel C. S. Albarracin, chegando ao IF em 03/07, para atuar na Seção de Pós-Graduação.

Teoria, prática, integração e acolhimento: estudantes da Física Médica USP/SP visitam o Instituto de Radiologia do HCFMUSP

“Poder observar profissionais de Física Médica atuando é uma forma de nos inspirar e preparar para o futuro". Estudantes das turmas de 2022 e 2023 tiveram a oportunidade única de conhecer locais estratégicos da atuação profissional dos futuros físicos-médicos.

Falecimento do físico Robert Jennings, colaborador do IFUSP

Com pesar recebemos a notícia do falecimento de Robert Jennings em 20 de junho. O físico colaborou no IFUSP e IPEN na década de 70 e esteve aqui em visita recente, em 2019, quando recebeu o título de sócio emérito da Associação Brasileira de Física Médica. Na ocasião, participou de um mini-curso de pós-graduação no IF e colaborou com estudantes.

Comunicados da Pós-Graduação IFUSP | 2º sem/23

Organize-se para o segundo semestre: a Pós-Graduação do IF disponibiliza o calendário de matrículas para alunos novos, especiais e regulares. Acesse para conferir os procedimentos para cada caso.

Slavation of Electrons and Positronium Atoms

Seminário do Grupo de Física Molecular e Modelagem (FGE) com o pós-graduando Leonardo Bin Martins.

• 30/06, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2061.

Magnetic skyrmion materials

LQMEC Synergy com Profa. Geetha Balakrishnan (Department of Physics, University of Warwick, UK)

• 13/07, 5ª feira, 15h. Auditório Giuseppe Occhialini.

■ EVENTOS e CURSOS

IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

O evento propõe mostrar os avanços em Ciência e Tecnologia, em suas mais diversas atuações, e apresentar os atuais desafios da educação interdisciplinar. Recebe inscrições de trabalhos até 06/07.

• 28/08 a 01/09. Evento online.

■ OPORTUNIDADES

Mestrado em Física Médica na Universidade do Porto

Com bolsas disponíveis para estudantes internacionais. Prazo de candidatura: 27/6 a 14/7.

Mestrado e Doutorado no Prog. de Pós-Graduação em Física da UFSCAR

Bolsas CAPES e FAPESP disponíveis. Inscrições no processo seletivo abertas até 28/07.

■ COMUNICADOS

Eleição para escolha dos membros da CAI e CAD

PORTARIA GR Nº 8068, DE 22 DE JUNHO DE 2023
Dispõe sobre a eleição para escolha de 1 (um) membro docente para compor a Câmara de Avaliação Institucional (CAI) e de 2 (dois) membros docentes para compor a Câmara de Atividades Docentes (CAD).

• ESTÁGIO / Monitoria | Instituição: IB USP
• BOLSA / Engenharia | Doroth
• Prog. ESTÁGIO / Diversas áreas | Bradesco
• CONCURSO DOCENTE / Diversas áreas | UFMA
• ESTÁGIO / Apoio Escolar | Escola da Vila
• ESTÁGIO / Apoio Escolar | Colégio Renascença
• ESTÁGIO / Sala pró-aluno | ECA USP
• ESTÁGIO / Apoio Escolar | Colégio Arbos - Unidade Santo André
• TRAINEE / Diversas áreas | Agrotools
• TRAINEE / Diversas áreas | Armac
• Prog. ESTÁGIO / Diversas áreas | Instituição: C&A
• ESTÁGIO / Sala pró-aluno | EE USP

Fuligem de queimadas na África atravessa o Atlântico e atinge atmosfera amazônica

Estudo estima que de 30% a 60% do volume total deste tipo de poluição medida na Amazônia venha da África; metodologia usada permitirá compreender melhor consequências do transporte de poluentes para o clima global.

Trabalho do grupo de Física Atmosférica do IFUSP.

Brasil pode se associar ao maior centro científico do mundo

Marcelo Munhoz explica que o Instituto de Física apresenta papel central na coordenação de experimentos, descobertas e avanços na área da medicina e que a integração nacional a esse projeto seria positiva para o crescimento científico brasileiro.
RÁDIO USP e JORNAL DA USP | 22/06

Conversa com o pesquisador Marcelo Munhoz.

A superioridade do setor público na área educacional

Otaviano Helene, professor sênior do Instituto de Física (IF) da USP