nº 21 / 2023

30 Anos da Licenciatura em Física na USP | Convite à colaboração

A coordenadora do projeto comemorativo dos "30 anos da Licenciatura em Física da USP" expressa os objetivos da iniciativa e convida interessados à participação. No horizonte, a construção de um legado para futuras gerações de estudantes e professores da licenciatura em Física da USP.

USP e Universidade de Rhodes fortalecem atividades de intercâmbio para troca de conhecimentos

Contato prolífico entre o pesquisador Neilo Trindade (IFUSP) e o Prof. Makaiko Chitambo (Rhodes), viabiliza e fortalece canais para intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre a Instituições.

Copa CEPEUSP de Futebol

Podem se inscrever servidores técnico administrativos, docentes, pós graduandos e graduandos acima de 40 anos de todas as Unidades da USP. Maiores informações no link.

• 19/08 a 25/11. CEPEUSP.

■ COLÓQUIO

Colóquio com Prof. Roger Chammas (FMUSP)

Na próxima semana, temos o prazer de receber o Prof. Roger Chammas, Prof. Titular da FMUSP, coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia, unidade de pesquisa básica e translacional do ICESP. Mais informações em breve.

• 29/06, 5ª feira, 16h. Auditório Abrahão de Moraes.

Breve histórico da Física Quântica

Física para Todos com o Prof. Gil da Costa Marques.
Esta palestra visa apresentar uma breve história da Física Quântica, apresentando alguns fenômenos não explicados pela Física Clássica.

• 24/06, sábado, 14h. CCSP, Auditório Adoniran Barbosa.

• 27/06, 3ª feira, 17h. Ed. Principal, sala Jayme Tiomno.

Solvation of Electrons and Positronium Atoms

Seminário do Grupo de Física Molecular e Modelagem (FGE) com o pós-graduando Leonardo Bin Martins.

• 30/06, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2061.

■ EVENTOS e CURSOS

Física Magnética, Caótica e Luminosa

"Bate Papo entre Mulheres Cientistas" com a Profª Adriana Tufaile.
O evento tem programação variada, em que as palestrantes vão compartilhar suas experiências como mulheres cientistas, como são as pesquisas na sua área, além de dar sugestões para quem quer seguir pesquisando.

• 23/06, 6ª feira, 12h. Online via Gmeet.

Congresso de Pós-Doutorandos da USP tem as inscrições Prorrogadas

Além da rica programação, será oferecida uma premiação em cada uma das oito áreas do conhecimento, que inclui um auxílio financeiro de vinte mil reais. Inscrições prorrogadas até 26/6.

Período de Inscrições – de 18 de maio a 26 de junho de 2023 (Prorrogado).
Devolutiva aos inscritos (apresentação oral e/ou poster) – até 28 de agosto.
Divulgação da distribuição de locais e horários das apresentações orais - até 11 de setembro.

XLVI Congresso Paulo Leal Ferreira

O evento, direcionado a graduandos e pós-graduandos, promove palestras introdutórias de vários tópicos em física, oferecendo uma visão ampla de vários campos de pesquisa e um espaço de troca de conhecimento. Há possibilidade de apresentação de posters ou seminários curtos. Evento gratuito, inscrições até 15/07.

• 24 a 27/10. IFT-UNESP.

Influência da segregação dos átomos de Índio sobre o desempenho de fotodetectores de radiação infravermelha baseados em pontos quânticos de submonocamadas de InAs/GaAs

TIAGO FERNANDES DE CANTALICE | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Alain Quivy (Orientador) – IFUSP, Sérgio Morelhão – IFUSP, Maurício P. Pires – UFRJ, Roberto Jakomin – UFRJ Xerém, Américo S. Tabata – UNESP.

• 26/06, 2ª feira, 09h. Ed. Principal, sala 2006.

Prêmio Péter Murányi 2024

Estão abertas, até 31/08, as inscrições para a 22ª edição do Prêmio, que este ano terá como foco a área “Ciência & Tecnologia”. Serão concedidos R$ 200 mil para os autores do trabalho vencedor, R$ 30 mil para o segundo colocado e R$ 20 mil para o terceiro.

Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 | Chamada Universal

Destinada a apoiar projetos de pesquisa em qualquer área do conhecimento. A submissão de propostas pode ser feita até 07/08.

Chamada CNPq Nº 09/2023 | Bolsas de Produtividade

Destinadas a pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. A submissão de propostas tem início em 26 de junho e vai até 11 de agosto.

Chamada Pública MCTI/FINEP/Programa FINEP 2030 – Rede de ICT

O objetivo do edital é selecionar propostas para o estímulo, orientação e promoção da criação de rede de ICTs, que possam atuar nos segmentos de segurança veicular, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e qualidade de veículos automotores terrestres e autopeças. As propostas devem ser submetidas até o dia 31/08.

Processo seletivo para mestrado e doutorado em Física na UERN

São ofertadas 10 vagas para Mestrado e 10 para Doutorado, nas áreas de Física da Matéria Condensada, Astrofísica e Cosmologia. Acesse o edital pelo site do programa. Inscrições até 30/06/2023.

• CONCURSO DOCENTE / Biofísica Molecular | UNESP Rio Preto
• ESTÁGIO / Apoio Escolar | (via Nube)
• CONCURSO DOCENTE / Física Geral | UFMA
• ESTÁGIO / Diversas Áreas | Bradesco
• TREIN. TECNICO 5 / Doroth
• MONITOR PRÓ-ALUNO / IB USP e EEUSP
• Trainee / Diversas áreas | BNP Paribas
• Trainee / Diversas áreas | PwC
• ESTÁGIO / Controladoria | FIDD Group
• ESTÁGIO ABCI | ABCI - Associação Brasileira Científica para Inovação
• ESTÁGIO / Inovação | InovaUSP
• PÓS-DOC / Materiais Multiferróicos | ICT UNIFESP
• CONCURSO DOCENTE / Computação Quântica | IFSC USP

Física de partículas no século XXI

Revista Ciência & Cultura | 19/06
Entendimento sobre estrutura básica do Universo avançou significativamente nos últimos anos, mas ainda existem muitas perguntas e desafios para solucionar.

Artigo de divulgação do pesquisador Alexandre Suaide.