nº 20 / 2023

Eleições para Diretoria IFUSP

Parabenizamos a chapa eleita! A Profª Kaline Coutinho será a próxima Diretora do IFUSP, e o Prof. Cristiano Oliveira, o respectivo Vice-Diretor. Confira o resultado do 2º turno no link.

Brasil está mais próximo da “casa própria” no maior acelerador de partículas do mundo

A SBF repercute a visita da Ministra Luciana Santos a Genebra para assinatura de um compromisso do governo brasileiro com a acessão do Brasil como membro do CERN. Marcelo Munhoz, pesquisador do IFUSP e vice-presidente do INCT CERN-Brasil, esteve na ocasião e comenta sobre possíveis impactos na ciência e no desenvolvimento tecnológico do país.

Volume especial do Brazilian Journal of Physics em homenagem ao Prof. Silvio Salinas

A coleção de artigos "From Equilibrium Statistical Physics to Complex Systems: A Special Issue in Honor of Silvio R. Salinas" foi organizada pelos editores convidados André de Pinho Vieira, João Antonio Plascak, e Suani Tavares Rubim de Pinho. A edição terá acesso livre por 2 meses.

■ COLÓQUIO

O Desenvolvimento da Ciência no Brasil e os Novos Desafios

"É um momento para se colocar um Projeto de Ciências para o país." Neste Colóquio IFUSP, com o pesquisador Sylvio Canuto, serão apresentados dados que ilustram que a ciência no Brasil cresce a passos largos apesar das incertezas políticas e de financiamento, por meio de uma comunidade científica madura e pronta para um grande salto em direção ao progresso do país. Acesse o resumo completo.

• 22/06, 5ª feira, 16h. Auditório Abrahão de Moraes.

Breve histórico da Física Quântica

Física para Todos com o Prof. Gil da Costa Marques.
Esta palestra visa apresentar uma breve história da Física Quântica, apresentando alguns fenômenos não explicados pela Física Clássica.

• 24/06, sábado, 14h. CCSP, Auditório Adoniran Barbosa.

■ EVENTOS e CURSOS

Painel "A criação do Escritório de Integridade e Proteção da Pesquisa" no SciBiz

Contará com a presença de membros da PRPI, CERT, Procuradoria Geral e Comissão de Ética da USP. O propósito é a discussão das atividades previstas para este escritório, tais como conflitos de interesse e proteção de dados, entre outros. Inscreva-se gratuitamente com o código CONVIDAUSPIN.

• 21/06, 4ª feira, 14h15. CDI USP, Auditório.

Física nas Férias | IFGW UNICAMP

Direcionado a estudantes do Ensino Médio,o evento proporcionará aos estudantes aulas teóricas e experimentos (nos laboratórios de ensino do IFGW) que envolvem conceitos de Física Moderna, além de uma introdução à análise e ao tratamento de dados experimentais.

• 10 a 14/07. No IFGW UNICAMP.

ICTP-SAIFR Brazilian Workshop on Soft Matter

Entre os organizadores do evento, destacamos os pesquisadores do IFUSP, Antônio Martins Figueiredo e Cristiano Oliveira. A programação preliminar de palestrantes em destaque já pode ser verificada. Inscrições abertas até 20/08.

• 04 a 06/10. No IFT-UNESP e SIRIUS/CNPEM.

Congresso de pós-doutorandos da USP vai apresentar possibilidades de evolução na carreira

Evento vai promover contato com empregadores e terá apresentação de trabalhos nas diversas áreas do conhecimento; inscrições abertas até 19/6.

17 a 19/11. USP, Cidade Universitária.

Explorando correlações iniciais: correlações internas de um ambiente e a estatística do calor entre sistemas correlacionados

NAIM ELIAS COMAR | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Eric de Castro e Andrade (Presidente) - IFUSP, Barbara L. Amaral - IFUSP, Marcus Vinicius S. Bonança - UNICAMP, Nadja Kolb Bernardes - UFPE e Fernando Antonio N. Nicacio - UFRJ.

• 16/06, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Moléculas positrônicas neutras

ANDRÉ LUIS DIAS SANTANA | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Marcio Varella (Orientador) - IFUSP, Lucy Assali - IFUSP, Ataualpa A. C. Braga - IQUSP, Marcio Henrique F. Bettega - UFPR, Maria Cristina Andreolli Lopes - UFJF.

• 21/06, 4ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Energia IEE USP

Já estão disponíveis os editais de seleção para Doutorado e Doutorado Direto do PPGE, para ingresso no 3º período de 2023. Inscrições: 03/07 a 03/08/2023.

Indicações - TANG Prize 2024

Para esta edição, serão 4 categorias da premiação: Sinology, Sustainable Development, Rule of Law e Biopharmaceutical Science. Indicações, devidamente justificadas, devem ser encaminhadas para a CPq até 1º/09, por meio do preenchimento de formulários.

ESTÁGIO | ABCI Associação Brasileira Científica para Inovação
ESTÁGIO / Inovação | InovaUSP
ESTÁGIO / Semicondutores | Semikron-Danfoss
ESTÁGIO / Apoio Escolar | (via Nube)

Bicicleta com roda quadrada ou triangular: qual funciona melhor segundo a física

GIZMODO UOL | 13/06, com a participação do físico Claudio Furukawa.