nº 19 / 2023

Tecnologia do Vácuo para a Indústria 2023

O tradicional curso oferecido a profissionais da indústria pelos docentes Nilberto Medina e Helcio Onusic abre nova turma após um hiato de 3 anos. As inscrições já estão abertas.

A Anomalia Magnética do Atlântico Sul hoje, ontem e amanhã.

No próximo Colóquio, receberemos o Prof. Ricardo Trindade, pesquisador do IAG e atual diretor desse Instituto. Sua apresentação falará sobre a Anomalia Magnética do Atlântico, abordando o registro atual da anomalia, seu registro histórico, geológico e outros aspectos. Acesse o resumo pelo link.

15/06, 5ª feira, 16h. Auditório Abrahão de Moraes, com transmissão ao vivo.

PIEC, 50 anos: o campo da História, Filosofia e Sociologia da Ciência diante de velhos e novos desafios ao Ensino de Física

Seminários Gerais de Ensino de Ciências com o Prof. André Ferrer P. Martins (UFRN).

• 13/06, 3ª feira, 16h. Auditório Adma Jafet, com transmissão ao vivo.

Quantum Bit Commitment

Colóquio do DFMA com a Profª Bárbara Amaral (IFUSP)

• 13/06, 3ª feira, 17h. Ed. Principal, sala Jayme Tiomno.

Do Positronic Molecules Exist in Water?

Seminário do Grupo de Física Molecular e Modelagem (FGE) com o doutorando Mateus Bergami Rocha.

• 16/06, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2061.

Previsão de séries temporais multivariadas irregularmente amostradas usando Redes Neurais de Grafos (GNNs)

Seminário do Hackerspace com a Profª Anna Helena Reali Costa (POLI USP)

• 16/06, 6ª feira, 14h. Auditório Abrahão de Moraes.

Estrutura eletrônica e excitações magnéticas de supercondutores magnéticos

MARLI DOS REIS CANTARINO | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Fernando Assis Garcia (Orientador) - IFUSP, Sérgio L. Morelhão - IFUSP, Thereza Cristina L. Paiva - UFRJ, Luís Henrique de Lima - UFABC e Victor Luiz Quito - IFSC/Iowa State University.

• 14/06, 4ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Explorando correlações iniciais: correlações internas de um ambiente e a estatística do calor entre sistemas correlacionados

NAIM ELIAS COMAR | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Eric de Castro e Andrade (Presidente) - IFUSP, Barbara L. Amaral - IFUSP, Marcus Vinicius S. Bonança - UNICAMP, Nadja Kolb Bernardes - UFPE e Fernando Antonio N. Nicacio - UFRJ.

• 16/06, 6ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Editais de bolsas PIBIC, PIBITI, PIBIC-EM e PUB 2023/2024.
ATENÇÃO: o prazo para inscrições dos projetos e pedidos de bolsas se encerra nesta segunda-feira, 12/06, ao meio-dia.

Seleção para o Mestrado e Doutorado em Física da Iniversidade Estadual de Maringá
As inscrições para ingresso no 2º semestre de 2023 se encerram em 15/06. Demais informações e arquivos se encontram no site em Ingresso / Processo Seletivo / Mestrado / Doutorado.

Camp Serrapilheira 2023: Podcasts
Busca-se podcasts brasileiros que contem boas histórias nas quais a ciência e o método científico estão presentes. Projetos selecionados participarão de um programa de treinamento e receberão recursos para a produção de uma temporada. Inscrições até 24/06.

Oferecimento de atividades para o programa USP 60+
O calendário para o oferecimento de atividades no bojo do programa USP 60+ já está disponível. Entre 05 e 26/06 é possível inscrever regulares e atividades complementares pelas Unidades.

Processo Seletivo para Mestrado no PPG em Física e Astronomia da UTFPR (campus Curitiba).
Áreas disponíveis: Cosmologia e Astrofísica; Física Nuclear e Física da Matéria Condensada/Nanotecnologia. Inscrições até 30/06.

Confira as vagas mais recentes e CLIQUE AQUI para mais informações..

Vagas no IFUSP
• IC / Física dos Materiais, com Prof. Rafael S. Freitas
• IC / Física dos Materiais, com Prof. Felix Hernandez (últimos dias!)
• IC / Isolantes Topológicos, com a Profª Valentina Martelli (últimos dias!)

Outras vagas recentes
• ESTÁGIO / Inovação | InovaUSP
• ESTÁGIO / Semicondutores | Semikron-Danfoss
• ESTÁGIO / Apoio Escolar | (via Nube)