nº 18 / 2023

Falecimento do Prof. Iuda Goldman em 31/05

Encorajamos os colegas do estimado professor a redigirem e nos enviarem mensagens relacionadas ao Prof. Iuda, bem como fotos, para organizarmos uma homenagem.

Acesse os relatos de alguns amigos que já se manifestaram.

Memórias IFUSP com o Prof. Iuda

Convidamos os amigos a ouvirem o episódio sobre o Prof. Iuda Goldman para o "Memórias IFUSP", com entrevista realizada em março de 2022.

Artigo com pesquisadores do IFUSP é destaque pela Materials Research Society

O trabalho, publicado em 2022, é fruto de colaboração entre o IFUSP e pesquisadores na Noruega e Alemanha, e foi selecionado para "Highlights of MRS Bulletin articles over the decades", organizado em celebração aos 50 anos da prestigiosa Materials Research Society (MRS). Entre os autores, sublinhamos os pesquisadores Alexsandro Kirch e Caetano Miranda.

Amor pela Física. Seus vícios. Suas virtudes.

Seminários Gerais de Ensino de Ciências com o Prof. Arnaldo de Moura Vaz da Silva (UFMG).

06/06, 3ª feira, 16h. Evento online.

Quantum Bit Commitment

Colóquio do DFMA com a Profª Bárbara Amaral (IFUSP)

• 13/06, 3ª feira, 17h. Ed. Principal, sala Jayme Tiomno.

■ ARTIGOS RECENTES

Correlation of Interface Interdiffusion and Skyrmionic Phases

Autoria de Pamela C. Carvalho, Ivan P. Miranda, Jeovani Brandão, Anders Bergman, Júlio C. Cezar, Angela B. Klautau, e Helena M. Petrilli.

Em Nano Letters / ACS Publications

The traditional architecture and historical urban fabrics of the Middle East Cities

USP Lecture com Dr. Sayed Abdul Basir Samimi (visiting researcher FAUUSP)

• 06/06, 3ª feira, 10h. Reitoria, Sala do CO, com transmissão ao vivo.

Geofísica e Meio Ambiente

IAG USP | Por Dentro da Geofísica com a Profª Andrea Ustra (IAG)

• 06/06, 3ª feira, 12h. IAG, Bloco G, Aud. Prof. Dr. Paulo B. Soares, com transmissão ao vivo.

Interfaces Between Quantum and Classical Statistical Mechanics

Inscrições abertas até 20/06 para participação como ouvintes. Destacamos, no Comitê Científico, a participação do pesquisador Walter Pedra do IFUSP.

• 24 a 28/07. IME USP.

Diagramas de fases de modelos microscópicos para misturas nematogênicas

WILLIAM GABRIEL CARRERAS OROPESA | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores André de Pinho Vieira (Orientador) - IFUSP, Silvio Salinas - IFUSP, Roberto Fernandes S. Andrade - UFBA, Maria Socorro S. Pereira - UFAL, Daniel Stariolo - UFF.

• 07/06, 4ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Prêmio Internacional L'Oreal-UNESCO para Mulheres na Ciência
A Edição 2024 do prêmio celebrará 5 pesquisadoras excepcionais na área das Ciências Ambientais e da Vida, sendo uma delas representante da América Latina e Caribe. Cada uma das laureadas receberá 100.000 Euros. Inscrições abertas.

Prêmio Ciência para Todos
A premiação irá selecionar projetos de pesquisa que utilizem métodos da ciência para propor soluções de problemas relacionados aos 17 ODS. Poderão se inscrever no Prêmio professores das escolas públicas e estudantes matriculados na rede pública do Estado de São Paulo.

Confira as vagas mais recentes e CLIQUE AQUI para mais informações..

Vagas no IFUSP
• IC / Física dos Materiais, com Prof. Felix Hernandez
• IC / Isolantes Topológicos, com a Profª Valentina Martelli