nº 17 / 2023

Aposentadorias recentes no IFUSP

Nos despedimos dos colegas que encerraram seus vínculos para a merecida aposentadoria: Hermirio de Moura Campos, Aparecido Antonio Francisco e Renato Costa Neves. Sabia que, juntos, os três perfazem 90 anos de Instituto de Física? Felicidades nessa nova fase!

Congresso de Pós-Doutorandos da USP | Papel e Perspectivas dos Pós-Docs no Brasil

Os Pós-Docs, profissionais com enorme potencial e altamente capacitados, precisam planejar as etapas vindouras para atingir de forma assertiva e bem sucedida sua evolução profissional. Nesse sentido, o evento pretende colocar os Pós-Docs USP em contato com potenciais interessados, almejando diversificar e promover sua carreira para setores da sociedade que possam absorvê-los.

• 17 a 19/10. Cidade Universitária, São Paulo.

Óptica não-linear em microdispositivos fotônicos integrados em chip

A Profª Nathalia Tomazio, do Grupo de Fluidos Complexos do IFUSP, apresentará aspectos fundamentais e aplicações da óptica não linear em microdispositivos fotônicos. Veremos também como alguns desses microdispositivos têm permitido desenvolver soluções elegantes para desafios tecnológicos atuais.

1°/06, 5ª feira, 16h. Auditório Abrahão de Moraes, com transmissão ao vivo.

Sismologia Urbana: Uma conexão entre ciências da Terra e sociedade

IAG USP | Por Dentro da Geofísica com José Alexandre A.Nogueira, Bel. IAG USP.

• 30/05, 3ª feira, 12h. IAG, Bloco G, Aud. Prof. Dr. Paulo B. Soares, com transmissão ao vivo.

Curso de Verão em Bioinformática

O curso introduzirá conceitos fundamentais da Bioinformática e abordará suas várias facetas, sendo útil para quem deseja iniciar a carreira como bioinformatas ou enriquecer seu trabalho com conceitos da área. O foco são alunos nos últimos anos de graduação ou recém-formados, de qualquer área. Inscrições até 31/05.

• 29/01 a 03/02/24. FMUSP, São Paulo.

O Ensino Remoto Emergencial e o impacto no ensino de física: sob a perspectiva dos professores

LÍVIA MARIA DE SOUSA NOBRE | Mestrado em Ensino de Ciências.
Comissão Julgadora: Professores Mikiya Muramatsu (Orientador - IFUSP), Sergio M. Arruda (UEL) e Marinez M. Passos (UEL).

• 26/05, 6ª feira, 09h. Solicite acesso para cpgi@if.usp.br

Transporte caótico em mapas simpléticos: aplicações em plasma

MATHEUS PALMERO SILVA | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Iberê Caldas (Orientador) - IFUSP, Zwinglio O. Guimarães Fº - IFUSP, Francisco Aparecido Rodrigues - ICMC USP, Edson Denis Leonel - UNESP, Felipe B. Rizzato - UFRGS.

• 26/05, 6ª feira, 09h. Ed. Principal, sala 2006.

Teletransporte de estados do campo eletromagnético: de átomos para chips

BEATRIZ VILELA DE MOURA | Mestrado.
Comissão Julgadora: Professores Paulo Nussenzveig (Orientador) - IFUSP, Lino Misoguti - IFSC USP, Sebastião J. N. Pádua - UFMG.

• 29/05, 2ª feira, 14h. Ed. Principal, sala 2006.

Análise da inserção da dimensão ambiental em cursos de licenciatura em Química do Espírito Santo

ANDRÉIA DO ROZÁRIO | Doutorado em Ensino de Ciências.
Comissão Julgadora: Professores Carmen Fernandez - Orientadora (IQ-USP), Rosana Louro F. Silva (IB-USP), Juliana Rink (UNICAMP), Luiz Marcelo de Carvalho (UNESP), Elaine A. Colagrande (UNIFAL).

• 01/06, 5ª feira, 08h. Solicite acesso para cpgi@if.usp.br.

Edital PUB 2023/2024
Ação unificada das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Inovação e Cultura e Extensão, a nova edição do Programa Unificado de Bolsas (PUB) apresenta algumas mudanças. Prazo para a inscrição de propostas no sistema Juno: 12/06.

Residência em Área Profissional da Saúde
Edital tem vagas na área de Física e Física Médica com bolsas de R$ 4.106,09. Inscrições disponíveis a partir de 19/06.

Confira as vagas mais recentes e CLIQUE AQUI para mais informações..

Vagas no IFUSP
• Iniciação Científica / Isolantes Topológicos | LQMEC
• Professor Temporário / Física Aplicada | Edital 26/23

Outras vagas recentes
• ESTÁGIO / Apoio Escolar | (via Nube)
• ESTÁGIO / Mercado Financeiro | Berkana
• ESTÁGIO / Apoio Escolar (LIC) | Colégio São Luís
• PROGRAMA DE ESTÁGIO / Vários setores | JDE Jacobs Douwe Egberts
• ESTÁGIO / Investment Bank | Deutsche Bank
• CONCURSO / Professor Ensino Básico | Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
• DOUT. DIRETO / Física Estatística / Teoria da Matéria Condensada | ICTP-SAIFR / IFT-Unesp
• CONCURSO / Físico | Fundação Universidade de Brasília
• ANALISTA / Proteção Radiológica | CNPEM

Radiotelescópio brasileiro é destaque em declaração de parceria estratégica entre Brasil e China

AGÊNCIA UNIVERSITÁRIA DE NOTÍCIAS | 11/05

Participação do Prof. Elcio Abdalla.

Cultura na USP: Museu de Arte Contemporânea inaugura exposição 4 em 1 – Museus da USP

JORNAL DA USP | 18/05

Exposição conta com apoio do IFUSP por meio do trabalho do Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural.

Mais da metade dos reservatórios e lagos do planeta estão secando, diz estudo

CULTURA | 19/05

Participação do Prof. Paulo Artaxo

International Collaboration w/ University of Sao Paulo

UF HEALTH | 21/05

Divulgação do convênio da University of Florida com IFUSP e FMUSP.

Hercule Florence: um dos pioneiros de fato da fotografia

ESQUINA DA CULTURA | 22/05

Trabalho tem atuação da Profª Marcia Rizzutto.

Hercule Florence é tema de seminário internacional

JORNAL DA USP | 22/05

Trabalho tem atuação da Profª Marcia Rizzutto