nº 16 / 2023

Programa USP Coração de Mãe

A partir de agora, gestantes não contempladas pela Resolução 7043 de 17/03/15 e vinculadas a um membro da comunidade USP podem contar com o HU. O programa cobre consultas pré-natal, parto e retorno de puerpério.

Alunos da USP podem acessar mais de 16 mil e-books acadêmicos em biblioteca digital

Professores e funcionários da USP também podem ter acesso à plataforma Minha Biblioteca, disponibilizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP, com acervo multidisciplinar de 16 editoras acadêmicas do país e 42 selos editoriais.

Exibição do filme "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" no IFUSP

Após o filme, haverá coffee break e roda de conversa com entidades estudantis e representantes de funcionários em diversos colegiados IFUSP. Convidamos todos a participar!

• 25/05, 5ª feira, 12h30. Ed. Principal, Auditório Gleb Wataghin.

Memórias da Eliana Regina Lima Theodoro

Amigos de IFUSP se despedem da colega de anos, que nos deixou na última semana.

■ COLÓQUIO

50 anos de Pelletron na USP, com Rubens Lichtenthäler Filho.

No contexto do aniversário do acelerador, este colóquio trará uma visão geral da pesquisa atualmente desenvolvida no Laboratório Aberto de Física Nuclear do Pelletron, bem como perspectivas para o futuro.

• 25/05, 5ª feira, 16h. Auditório Abrahão de Moraes.

Mas, afinal, qual é a estrutura da Mecânica Quântica?

Física para Todos com o Prof. Enrico Bertuzzo. A mecânica quântica tem fama de ser uma teoria muito "exótica". Será mesmo que é assim? Nesta palestra irei discutir como os físicos enxergam a mecânica quântica usando, como comparação, a mecânica de Newton. Na parte final, irei também discutir algumas aplicações da teoria que raramente são apresentadas para o público em geral.

• 20/05, sábado, 14h. CCSP, Auditório Adoniran Barbosa.

Preservação de tipo espectral de operadores unitários

Colóquio do DFMA com o Prof. Cesar Rogério de Oliveira (UFSCar). Veremos que para perturbações multiplicativas de operadores unitários (naturais em sistemas quânticos "kicked"), apenas o espectro absolutamente contínuo pode ser preservado.

• 23/05, 3ª feira, 17h. Ed. Principal, sala Jayme Tiomno.

■ EVENTOS e CURSOS

O universo entre universos: as belezas e desafios da interdisciplinaridade

IAG USP | Por Dentro da Geofísica com Leonardo Kamigauti, Bel. IAG USP.

• 23/05, 3ª feira, 12h. IAG, Bloco G, Aud. Prof. Dr. Paulo B. Soares, com transmissão ao vivo.

II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência - EBDC

Com o tema “Ciência, comunicação e política: motores de mudança na sociedade”, o evento é organizado pelo Blogs de Ciência da Unicamp, e o Instituto Principia. Inscrições abertas para submissão de trabalhos.

• 08 a 10/09. Instituto Principia, São Paulo.

III Congresso de História da Ciência e Técnica da USP

Organizado pelo Centro Interunidade de História da Ciência da USP, o evento já tem inscrições abertas para apresentação de trabalhos.

• 8 a 10/11. Cidade Universitária.

Reunião da Associação Brasileira de Cristalografia

A 26ª edição do evento apresentará uma rica programação, com foco nos diferentes temas e tópicos de pesquisa englobados pela cristalografia e áreas afins. Destacamos a atuação dos pesquisadores Márcia Fantini e Cristiano Oliveira, do IFUSP, no Comitê Organizador.

• 12 a 14/11. Campus USP de Ribeirão Preto.

O Ensino Remoto Emergencial e o impacto no ensino de física: sob a perspectiva dos professores

LÍVIA MARIA DE SOUSA NOBRE | Mestrado em Ensino de Ciências.
Comissão Julgadora: Professores Mikiya Muramatsu (Orientador, IFUSP), Sergio M. Arruda (UEL) e Marinez M. Passos (UEL).

• 26/05, 6ª feira, 09h. Solicite acesso para cpgi@if.usp.br

Transporte caótico em mapas simpléticos: aplicações em plasma

MATHEUS PALMERO SILVA | Doutorado.
Comissão Julgadora: Professores Iberê Caldas (Orientador) - IFUSP, Zwinglio O. Guimarães Fº - IFUSP, Francisco Aparecido Rodrigues - ICMC USP, Edson Denis Leonel - UNESP, Felipe B. Rizzato - UFRGS.

• 26/05, 6ª feira, 09h. Ed. Principal, sala 2006.

Evento entre USP e Taiwan sobre oportunidades profissionais

Conheça Taiwan e converse com representantes das principais empresas de Taiwan no Brasil. Evento gratuito.

• 06/06, 3ª feira, 10h. InovaUSP.

Editais PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM 2023/2024

Editais 23/24 dos programas de Iniciação Científica já estão disponíveis. Inscrições abertas até 12/06.

■ COMUNICADOS

Eleição | Diretoria IFUSP

Vagas no IFUSP

• IC / Fenômenos Quânticos | LQMEC
• IC / Plasma de Quarks e Gluons | HEPIC
• PÓS-DOC / Física da Matéria Condensada | IFUSP

Outras vagas recentes

• ESTÁGIO / Apoio Escolar (LIC) | Colégio São Luís
• PROGRAMA DE ESTÁGIO / Vários setores | JDE Jacobs Douwe Egberts
• ESTÁGIO / Investment Bank | Deutsche Bank
• CONCURSO / Professor Ensino Básico | Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
• DOUT. DIRETO / Física Estatística / Teoria da Matéria Condensada | ICTP-SAIFR / IFT-Unesp
• ESTÁGIO / Data Science | Instituição: Deutsche Bank
• ESTÁGIO / Correção e Aplicação de Provas (LIC) | Grupo Educacional ETAPA
• CONCURSO / Físico | Fundação Universidade de Brasília
• ANALISTA / Proteção Radiológica | CNPEM

Usinas hidrelétricas e nucleares são fontes de energia mais limpas em termos de densidade energética

JORNAL DA USP | 12/05
Matéria destaca comentário do Prof. Ricardo Galvão sobre estudo publicado na Scientific Reports.